🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Bolha financeira: o que é e como se prevenir?

O conceito de bolha financeira não é algo novo para a economia. Mas toda vez que se fala em bolha certo desespero toma conta dos investidores. A história mostra que muitas pessoas já sofreram grandes prejuízos por não estarem atentas ao movimento real da economia e agirem por impulso ou seguindo o efeito manada.

As bolhas começam com a sensação de potenciais ganhos exponenciais e por muitas vezes acabam com tragédias.

Para que você possa entender bem as bolhas financeiras e se preparar para não sofrer suas consequências leia esse artigo!

Aqui você encontrará:

  • O que é bolha financeira?
  • Como funciona uma bolha financeira?
  • Fases de uma bolha
  • Como se prevenir para sofrer menos impactos das bolhas financeiras?

O que é bolha financeira?

Bolhas são fenômenos que podem ocorrer em diferentes áreas do mercado e são quando ativos passam a ser negociados a preços muito maiores que seu valor real, logo essa grande alta sofre uma reviravolta para uma queda também rápida e catastrófica. 

As bolhas ocorrem muitas vezes baseadas em ondas de especulação que acabam atraindo diversos investidores para ativos que muitas vezes sequer conhecem.

Como funciona uma bolha financeira?

As bolhas acontecem geralmente por movimentos de efeito manada que é quando pessoas repetem o comportamento de um grupo.

De forma prática: um grupo de investidores começa a investir em um ativo - por existir uma tese ou apenas por convicção - esse ativo se valoriza aos poucos e isso começa a chamar a atenção de mais pessoas.

Quanto mais pessoas investem nessa onda de otimismo o preço do ativo sobe e aparentemente todos estão ganhando com sua valorização de forma que cada vez mais pessoas aportam sem muitas vezes entender o que está por trás desse movimento.

Essa repetição de comportamento gera o efeito manada que é uma das causas das Bolhas.

A compra do ativo de forma rápida acaba por influenciar seu preço devido a lei de oferta e demanda até o ponto em que a valorização chega a ser maior do que realmente o ativo entrega/vale. 

Quando passamos muito desse ponto de divergência preço/valor algumas pessoas percebem o equívoco e começam a realizar lucros saindo do investimento, todavia ainda há pessoas dispostas a querer ganhar mais.

No momento em que a maioria percebe a falta de fundamento do movimento, as vendas ocorrem fortemente e a bolha estoura, dando prejuízo principalmente a quem entrou na alta do ativo.

Fases de uma bolha 

1. Deslocamento

É o ínicio da bolha, as pessoas que conhecem um pouco sobre o ativo começam a alocar recursos esperando uma valorização forte, neste primeiro momento a valorização é mais modesta.

2. Boom

Neste momento a valorização começa a se tornar mais forte e investidores mais experientes também aportam nos ativos, podem ocorrer correções todavia, os investidores conseguem ainda ver ganhos.

3. Euforia

Na Euforia os preços sobem de maneira muito mais rápida e correções também são rápidas, todavia como as pessoas enxergam oportunidade de ganho os preços continuam a subir fortemente, podendo descolar até mesmo da realidade, alguns dos investidores iniciais já saem do ativo ao perceber que os valores estão fora da sua projeção inicial.

4. Realização

Nessa fase as pessoas realizam (vendem os ativos para obter lucro) de forma mais forte por verem que o ativo não valoriza mais como esperado, os investidores que aportaram impulsivamente podem começar a perder dinheiro já nessa fase.

5. Depressão

Essa é a queda rápida do ativo, os preços começam a cair e o efeito manada leva as vendas a aumentarem ainda mais, fazendo com que a demanda seja tão baixa que os preços possam cair até as mínimas históricas.

Como se prevenir de uma bolha financeira?

Se prevenir de uma bolha financeira não é tão difícil quanto parece, porém, identificar o momento em que se está na bolha sim requer bastante atenção do investidor.

A ganância exagerada é uma das principais armadilhas para cair em bolhas financeiras, sendo assim o controle emocional é uma das chaves para o investidor ficar de fora desses eventos.

Um dos fatores mais decisivos quando se fala em prevenir e escapar dos efeitos das bolhas financeiras é estar atento ao valor real do ativo no qual você investe observando o valuation. Dessa forma você pode identificar se vale ou não entrar num investimento e até mesmo quando o preço está “esticado” demais e é o momento de sair.

Observar as fases de uma bolha financeira e comparar ao movimento de preço de um ativo também é uma forma de poder identificar esse evento e evitá-lo.

Compreendeu bem esse evento? Fique atento então pois é algo recorrente no mercado e conhecê-lo pode ser a chave para que você não sofra os impactos no seu patrimônio.

Mais conteúdos sobre renda variável e investimentos na nossa plataforma e redes sociais, siga o Yubb!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo