5 investimentos para o curto prazo

Quando pensamos em investimentos, é importante entender três conceitos: segurança, rentabilidade e liquidez. Via de regra, não existe aplicação que possua bons resultados para esses três quesitos de forma simultânea. Geralmente, é possível buscar papéis que possuam apenas dois deles.

Dentre essas ideias, os investimentos a curto prazo precisam necessariamente ter uma liquidez alta. Sendo que liquidez é a agilidade com que um investidor tem o seu capital aplicado de volta para sua conta. É nesse tipo de aplicação que são destinadas às reservas de emergência, por exemplo.

Voltando à lógica dos conceitos, se você busca segurança e rentabilidade, as alternativas encontradas terão uma liquidez menor. Caso queira agilidade em ter seu dinheiro de volta com altos ganhos, as opções terão um alto risco de investimento.

Com isso em mente, podemos entender melhor quais as melhores modalidades para investimento mais adequadas para o que você está procurando. 

A seguir, vamos analisar cinco tipos de investimento destinados para quem deseja aplicar em curtos períodos:

1. CDB: segurança e liquidez

Os Certificados de Depósito Bancário são papéis emitidos por bancos e possuem garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). São muito populares, pois são muito divulgados pelas instituições financeiras. Existem diversas opções no mercado e algumas delas têm uma rentabilidade acima de 130% com possibilidade de liquidez diária. 

2. Tesouro Direto: segurança e liquidez

Os títulos públicos do Tesouro Nacional são considerados os papéis mais seguros do país, uma vez que são emitidos pela instituição economicamente mais estável do Brasil. Ainda assim, os rendimentos podem parecer tímidos em relação a outros investimentos.

O Tesouro Selic, por exemplo, tem ganhos atrelados à nossa taxa básica de juros e possui liquidez diária.

3. LCI e LCA: segurança e liquidez

Esses dois tipos de investimento, as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio, são papéis emitidos por bancos para financiar projetos dessas duas áreas. A grande vantagem aqui é a isenção de imposto de renda, o que consequentemente aumenta a possibilidade de ganhos.

É possível encontrar LCIs e LCAs com liquidez diária, mas só é possível fazer o resgate após o período de carência de 90 dias. Se a liquidez for no vencimento, é possível encontrar prazos curtos de 4 meses a 1 ano.

Assim como os CDBs, as Letras de Crédito também possuem a garantia do FGC.

4. Fundos de investimento

Os fundos de investimento são um tipo de serviço muito diverso no mercado financeiro. Existem diversas opções: ousadas e conservadoras. E várias delas possuem liquidez diária ou até mesmo nula - que é quando o dinheiro entra na conta na solicitação do resgate.

Os Fundos DI, por exemplo, são mais conservadores pois investem a maior parte do valor em papéis de renda fixa.

Já os Fundos de Ações são mais arrojados pois o trabalho será em torno dos ativos em renda variável. Ainda assim, pode parecer vantajoso, pois os fundos de investimento possuem um gestor especializado que vai administrar as melhores aplicações para o grupo que pertence ao fundo.

5. Ações: liquidez e alto risco

As ações podem ser uma alternativa para investimento a curto prazo. No entanto, neste tipo de operação há um alto risco onde o investidor pode ter seu patrimônio reduzido. Por isso, as ações nunca são recomendáveis para quem não conhece sobre o mercado.

Além disso, o investidor deve estar ciente também dos mecanismos que tentam desfavorecer o mercado especulativo, como taxas e impostos.

Impostos e taxas para curto prazo

Via de regra, quanto mais longo um investimento, menor será a alíquota de imposto cobrado. Ou seja, as aplicações a curto prazo incidem na maior taxa possível do Imposto de Renda cobrada diretamente em cima dos rendimentos. A tabela regressiva atinge a maioria dos ativos em renda fixa.

Além dessa tarifa, alguns investimentos ainda possuem taxas de corretagem e de administração. Por isso, antes de investir, é fundamental conhecer todos os custos que essa operação vai ter.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo