Quem é Ricardo Amorim?

Ricardo Amorim é um economista, palestrante, consultor, escritor e, também, um dos apresentadores do programa Manhattan Connection.

Em 2015, foi eleito pela revista Forbes como uma das 100 pessoas mais influentes no Brasil. Sua popularidade também lhe rendeu um lugar na lista dos 10 brasileiros mais influentes no LinkedIn em 2016, ano de lançamento de seu livro Depois da Tempestade, que, logo depois, viria a se tornar um best seller.

Quer saber mais sobre o economista e sua obra? Então, continue a leitura e confira!

Quem é Ricardo Amorim?

Ricardo Amorim é formado em Economia pela USP, e pós-graduado em Administração e Finanças Internacionais pela ESSEC, Paris.

No Brasil, trabalhou em instituições financeiras como Bankboston, Itaú e Banco Fenícia. Além disso, atuou na consultoria do ex-ministro da fazenda Maílson da Nóbrega (MCM) e foi CEO da Concórdia Asset, do Grupo Sadia. No exterior, atuou no Banco Société Générale (Paris), e, em Nova York, nos bancos West LB e BNP Paribas.

Em 2009, Ricardo fundou o seu próprio negócio: a Ricam Consultoria. Seu objetivo é prestar consultoria de economia, investimentos e gestão financeira para empresas brasileiras e estrangeiras.

Algumas ideias do economista

Figura bastante popular e influente na economia, Amorim é o único brasileiro a constar na lista dos melhores e mais importantes palestrantes mundiais do Speakers Corner. Além disso, em 2016 também foi ganhador do prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, concedido pelos portais Jornalistas&Cia e Maxpress.

Nos últimos anos, Amorim deu muito destaque às crises financeiras em suas análises. Em suas palavras, “as oportunidades não surgem quando todo mundo está otimista, mas sim quando todos estão pessimistas”. Ou seja, as crises são cíclicas, e o importante é estar preparado para quando elas chegam.

Depois da Tempestade

No livro Depois da Tempestade, Ricardo Amorim aborda o período entre 2011 e 2016, e avalia as crises enfrentadas pelo país no governo Dilma Rousseff.

Para Amorim, esse foi o período mais desafiador enfrentado pela democracia brasileira. E, para que ocorra a recuperação econômica forte e constante que todos esperam, o país precisa de tempo, estratégia e uma nova liderança que seja capaz de conduzi-lo nesse sentido.

Esse é o ponto de partida de Depois da Tempestade. No livro, o economista aborda, de forma bastante acessível, quais os principais motivos que levaram o Brasil a uma grande recessão. Além de apontar os erros que nos levaram a essa grave crise, Amorim levanta questões sobre como reverteremos a desaceleração econômica para que possamos sair da crise.

O economista fala também sobre como a economia pode ter sustentabilidade depois da retomada, e quais as lições que podemos tirar de toda essa situação.

Logo que foi lançado, em 2016, o livro já estava na 15° posição na lista dos mais vendidos da Amazon, na categoria macroeconomia. Isso por causa da relevância do tema para a economia nacional.

Aqui no Yubb, a gente já escreveu sobre vários outros pensadores e investidores influentes da economia e do mercado financeiro. Quer saber mais sobre o assunto? Clique no link abaixo e confira!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo