Risco Brasil: o que é e como funciona?

Antes de investir em algo gostamos de saber se esse investimento realmente poderá nos trazer retorno. Para saber se vale a pena aplicar dinheiro na nossa economia existe um conjunto de indicadores que permitem a investidores inferir como se encontra  a situação do país antes de aportar dinheiro aqui, esse conjunto de indicadores é sintetizado no Risco Brasil.

O Risco Brasil é muito falado em análises econômicas por ser muito utilizado para direcionar a entrada de capital estrangeiro no país, desse modo é muito importante que você investidor o conheça e entenda. Saiba tudo sobre o Risco Brasil neste post!

O que é Risco Brasil?

O Risco Brasil, também conhecido como Risco País é um conjunto de indicadores que tem por objetivo indicar o nível de risco existente para investidores estrangeiros aportarem no país. 

Ele é um medidor da economia, basicamente sua análise diz ao investidor se vale ou não a pena investir aqui. Para isso são analisadas questões econômicas e políticas de forma a definir a segurança de investimentos de grandes montantes.

O Risco País é conhecido por representar também o grau de confiança do investidor estrangeiro.

Como funciona o Risco Brasil?

O Risco Brasil é constituído por um conjunto de indicadores que avaliam fatores como:

  • comportamento político e estabilidade de governo
  • nível de endividamento público
  • oscilações de mercado 

Existem três grandes indicadores que são utilizados para o cálculo do risco soberano, outra forma de denominar o Risco Brasil:

  1. EMBI+BR
  2. Rating 
  3. CDS

EMBI+BR

O Emerging Markets Bond Index Plus (Índice de Títulos da Dívida de Mercados Emergentes) é um índice criado e mantido pelo J. P. Morgan desde 1993 para acompanhar mercados emergentes.

Esse índice é calculado comparando a rentabilidade dos títulos públicos brasileiros com os títulos americanos. Como o retorno do título tende a ser maior de acordo com o risco de ser paga a dívida, a diferença entre o retorno do título brasileiro e do título americano - o spread indica o risco de o Brasil não arcar com seu compromisso.

O EMBI+BR pode ser acompanhado através do site do IPEA, com atualizações diárias.

Rating

O rating é uma classificação dada por agências especializadas em análise de risco de crédito, quanto maior a nota atribuída a um país, melhores são as oportunidades nele.

Muitos investidores ainda confundem o Rating com o Risco País em si, porém ele é só uma das formas de se calcular o Risco Brasil.

Nós temos um artigo somente sobre o Rating, não deixe de saber mais sobre esse indicador também.

CDS - Credit Default Swap

O Credit Default Swap é um seguro feito para proteger operações de crédito. Ele é feito através de contratos entre o investidor que empresta o dinheiro e uma empresa seguradora. O investidor paga um valor chamado de prêmio, caso ele não recebe o dinheiro investido a seguradora cobre as perdas de acordo com o contrato realizado e o prêmio pago.

Quanto mais investidores realizam esse tipo de operação, maior a incerteza de pagamento e sendo assim também maior o risco.

Qual a importância do Risco Brasil?

O Risco País é muito importante para a economia pois seu desempenho irá direcionar ou não capital externo para o país, quanto maior o risco menos capital de investidores internacionais. E isso causa bastante impacto a desvalorização da moeda local frente ao dólar cresce, existe menor liquidez em negociações na bolsa de valores e os juros tendem a aumentar.

Enquanto que quando o risco está baixo, ou seja, o país é visto como um local seguro para se investir, o capital estrangeiro faz com que maiores negociações sejam realizadas nos mercados e exista melhores condições de valorização na bolsa de valores. Isso faz com que a economia se aqueça como um todo.

Quem investe no mercado financeiro deve estar atento para os movimentos do risco país e entender como o desempenho dele naquele momento pode afetar seus investimentos.

Compreendeu o Risco Brasil? Como bom investidor é essencial estar por dentro desse indicador que afeta muito nossa economia. Para mais conteúdos de finanças e investimentos não deixe de acompanhar o Yubb em seus canais de conteúdos.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo