O que é e como funciona rating?

Quem investe em qualquer ativo deve buscar conhecer seus indicadores de forma a tomar decisões sadias pautadas no conhecimento da saúde financeira do investimento - seja ele qual for.

Como muitos ativos estão em constante fase de crescimento por vezes buscam empréstimos como forma de financiar seus projetos, avaliar a capacidade do investimento de honrar com suas obrigações financeiras é essencial.

Dessa forma é muito importante que você investidor conheça o rating termo utilizado para classificação do risco de crédito de empresas, investimentos e até mesmo governos.

Neste artigo o Yubb vai te explicar tudo o que você precisa saber para utilizar o rating na sua tomada de decisão e assim poder investir ainda melhor!

O nosso conteúdo:

  • O que é rating?
  • Como funciona o rating?
  • Tipos de Rating
  • Por que o rating é importante para seus investimentos?

O que é rating?

Rating é um termo em língua inglesa que significa classificação, todavia no mercado ele é utilizado como sinônimo da classificação de risco de crédito atribuída a uma entidade, seja uma empresa ou um Governo.

O rating é atribuído por uma agência de classificação de crédito que avalia se um ator possui saúde financeira capaz de honrar com suas obrigações. 

Como funciona o rating?

O rating é divulgado através de uma nota dentro de uma classificação pré definida pela agência classificadora, a agência atribui a nota de acordo com a avaliação de um determinado período o que permite que o ator econômico mude sua classificação ao longo do tempo.

Existem várias agências de classificação de risco, porém as mais conhecidas são: Standard & Poor’s (S&P), Fitch e Moody’s. Essas três agências são conhecidas como Big Three devido a sua relevância e prestígio.

A Standard & Poor’s (S&P) é a mais conhecida dentre as agências de classificação de risco e está no mercado desde a década de 1940. 

Para avaliar o rating uma agência avalia diversos fatores quantitativos e qualitativos como contexto político econômico, taxa de juros, fluxo de caixa, projetos futuros, nível de alavancagem e solidez do balanço. 

Essa análise ocorre de forma completa, avaliando indicadores de performance do ator mas também do meio em que ele está.

Tipos de rating

Existem dois tipos de rating: por grau e por nota.

Rating por Grau

No rating por grau, o ator analisado se encontra dentro de uma escala em que é possível comparar sua posição com o risco de crédito.

Neste tipo o rating é dividido em dois grupos, grau especulativo que diz respeito aos objetos com maior risco de crédito e grau de investimento em que se encontram aqueles com menor risco de crédito e maior potencial.

Rating por nota

No rating por nota, o objeto se encontra definido por uma nota que dentro da escala o aproxima de ser de grau de investimento ou de grau especulativo.

Quanto mais perto de AAA - excelência, melhor o grau de investimento e mais confiável é esse ator, quanto mais próximo de D (ou C no máximo, dependendo da agência) menos confiável é o ator e maior seu grau especulativo.

Por que o rating é importante para seus investimentos?

O rating é importante primeiramente para os atores analisados pois sua classificação ajuda - ou atrapalha - na hora desses atores conseguirem crédito seja por investimentos ou empréstimos.

Um rating positivo possibilita que a empresas ou governo consiga por exemplo juros mais baixos.

O que leva os atores com rating menores a serem obrigados a pagar mais caro para quem empresta dinheiro a eles ou investe de alguma forma pois o risco envolvido é maior.

Dessa forma, o rating pode ser utilizado como um termômetro para o investidor avaliar tanto um governo e seus produtos como uma empresa e seu ambiente.

A partir do rating o investidor julga o custo de investimento através da comparação entre risco e retorno envolvido.

Aprendeu sobre esse importante indicador? Continue acompanhando nossos conteúdos e para facilitar suas escolhas utilize o buscador gratuito e imparcial do Yubb que contém diversas oportunidades de investimentos!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo