Payroll: o que é e como funciona?

Indicadores são essenciais para o acompanhamento da economia, alguns são bastante específicos e outros mais amplos. Todos, porém, são de grande auxílio ao investidor que pretende ter bons resultados na bolsa de valores.

O payroll é um dos principais indicadores da economia americana, ele apresenta um apanhado sobre a empregabilidade nos Estados Unidos o que faz com que seja muito esperado por quem está de olho na maior economia do mundo. Com os resultados do payroll são identificadas tendências de movimentos do mercado e também estudados os futuros, é imprescindível para tirar conclusões da situação de empregos no mundo.

Conheça mais sobre o payroll neste artigo e entenda a importância desse indicador.

O que é o payroll?

O Non-Farm Payroll (folha de pagamento não-agrícola) ou simplesmente payroll como é mais conhecido é um relatório sobre a empregabilidade nos Estados Unidos excluído o meio agrícola no mês anterior a sua divulgação.

Por abranger a maior parte dos empregos de todas as classes nos EUA a divulgação do payroll é muito esperada pois consegue-se avaliar a economia americana como um todo - cerca de 80% do PIB americano se encontra representado no relatório.

Esse indicador é utilizado principalmente pelo governo americano como forma de influenciar suas ações, porém, toda economia global se baseia nos dados para formar opiniões de desempenhos futuros.

Como funciona o payroll?

O payroll é divulgado sempre na primeira sexta-feira do mês pela agência governamental americana Bureau of Labor Statistics (BLS) com os dados relativos ao mês anterior. Por se tratar de um relatório existem várias informações importantes que podem ser obtidas sendo essencial que o investidor consiga interpretar suas implicações no mercado.

Além dos índices de empregabilidade no payroll, existem dados de empregabilidade em setores específicos, nível de renda média, ganho por hora trabalhada, dados referentes a balança comercial e outros.

Importância do payroll para investimentos

Os dados do payroll servem para buscar prever comportamentos do mercado financeiro futuro através do impacto da economia americana. Cada fator deve ser analisado e comparado aos dados anteriores para que se cheguem a conclusões que evitem perdas ou maximizem lucros.

O aumento da empregabilidade com certa constância, por exemplo, demonstra um aquecimento da economia, o que pode significar janelas de entrada. Mas também, com o crescimento americano vê-se também uma valorização da moeda, essa percepção que é importante para o investidor entender os impactos em sua carteira.

Se ocorrer o movimento contrário, demissões constantes, a economia americana pode estar sofrendo e suas consequências para seus parceiros comerciais devem ser estudadas.

Os dados da balança comercial dos Estados Unidos são importantes dentro do relatório pois são indícios de como o mercado doméstico irá se comportar. Se o país exporta mais, tende a buscar aumentar sua produção. 

O movimento da balança comercial é um dos principais influenciadores do câmbio do dólar devido às demandas de outros países.

Essas informações influenciam o mercado financeiro no médio e longo prazo na formação de cenários. 

A data de divulgação do payroll é muito utilizada por traders para operações de curto prazo, pois os dados divulgados influenciam o mercado de tal forma que são possíveis movimentos mais expressivos e consequentemente maiores lucros.

Estar a par da situação econômica do maior mercado do mundo é essencial para investidores de diferentes estratégias. Não deixe de se atentar ao payroll para planejar seus movimentos no mercado.

Conte com o Yubb para te esclarecer os mais variados conceitos econômicos,além disso temos muito mais para te ajudar com seus investimentos, confira!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo