O que é High Grade?

High grade é uma classificação utilizada para analisar e classificar investimentos em ações, títulos, fundos e até mesmo aplicações em outros países. Traduzindo ao português, high grade significa alto grau de investimento.

Existe o chamado rating de crédito, que é uma das formas utilizadas para classificar os mais diversos investimentos, com relação ao seu nível de risco de crédito.

Ele descreve que quanto maior o grau de um investimento, menor é o risco de crédito embutido na aplicação.

Ou seja, investimentos que são considerados high grades, possuem uma chance de inadimplência muito baixa para seus investidores.

Esta avaliação é feita através de instituições que são especializadas em risco de crédito, que usam diversos métodos e critério na hora de classificar o ativo com relação ao seu grau de segurança e de risco que certo emissor de títulos têm em relação ao pagamento do investidor.

A avaliação é baseada em uma classificação por letras, em que a classificação AAA é o melhor grau de investimento possível. Isso vai até a letra D, que representa o grau de investimento mais arriscado.

Quais são as características do high grade?

Endividamento controlado

Os ativos bem classificados pelo high grade, possuem uma saúde financeira bem estabilizada, conseguindo crescer e desenvolver a carteira através do próprio patrimônio ou do dinheiro captado por novos investidores.

Isso faz com que a instituição não precise se endividar, seja por empréstimos ou financiamentos para crescer. Aumentando o caixa livre e abrindo espaço para crescer cada vez mais.

Baixa volatilidade

Como os ativos bem classificados possuem um baixo risco de crédito, poucas dívidas e, consequentemente, mais segurança, a volatilidade de preços é bem mais baixa. 

Por serem investimentos de maior confiança, com uma visão de longo prazo e rentabilidade mais esperada, as negociações dos ativos tende a não influenciar a oscilação de preços.

Histórico de bons rendimentos

Estes ativos apresentam, historicamente, uma boa rentabilidade média, devido ao fato da alta capitalização, do poder do longo prazo, da boa saúde financeira e devido ao fator de baixo risco de crédito.

Pense no tesouro direto americano. É um investimento de altíssimo grau de investimento, além de ser considerados um dos ativos mais seguros do mundo.

Por isso, ele apresenta uma boa rentabilidade ao longo do tempo, além de uma segurança gigante, devido ao fato do bom gerenciamento e boa saúde de capital por parte do governo americano.

Qual a vantagem dos ativos high grade?

É evidente que o risco e o retorno andam lado a lado no mundo dos  investimentos.

Quanto maior o risco, maior a oportunidade de retorno. Ao mesmo tempo que que quanto menor o risco, menor o rendimento.

Por isso, os investimentos de alto grau, tem uma rentabilidade menor no longo prazo, mas bem mais segura.

Principalmente nos tempos de grandes crises, que causa uma enorme volatilidade nos mais variados ativos, os considerados high grade conseguem passar pelos momentos ruins com mais eficácia.

Por isso, para o investidor que tem o perfil de longo prazo, os ativos de alto grau de investimento se encaixam perfeitamente em uma parcela da carteira.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo