O que é cisne negro no mercado financeiro?

O mercado financeiro é muito apreciado por sua volatilidade. Diversos eventos podem influenciar os preços dos ativos e gerar implicações no rendimento dos investidores, sejam essas implicações boas ou ruins.

Cisne Negro é um termo que classifica alguns desses eventos. Para conhecer mais sobre e saber como isso pode afetar sua carteira de investimentos continue com o Yubb.

Neste artigo o Yubb vai esclarecer para você:

  • O que é cisne negro?
  • Qual a consequencia de um cisne negro para seus investimentos?

O que é Cisne Negro?

Um dos mais falados matemáticos e filósofos do mercado financeiro é Nassim Taleb, muito citado na atualidade devido a suas opiniões sobre antifragilidade. 

Taleb é analista de riscos e possui diversos livros escritos, um deles - A lógica do Cisne Negro - definiu de certa forma a classificação do que é o Cisne Negro um termo já utilizado no mercado.

Cisne Negro pode ser definido como um evento que não pode ser previsto e gera um grande impacto na sociedade. Eventos assim não ocorrem com muita frequência mas possuem muitos impactos no mercado financeiro.

O exemplo mais recente de um evento Cisne Negro é o novo covid-19. A pandemia surgiu sem precedentes e possui impactos sobre a sociedade e economia principalmente que ainda não estão mitigados.

Uma das características mais marcantes dos Cisnes Negros é a imprevisibilidade e o potencial de criar transformações. 

No mercado financeiro, eventos assim podem gerar grandes perdas para grandes e pequenos investidores.

Cisne Negro e seus investimentos

Por se tratar de um evento imprevisível, é muito difícil especular quais seriam os impactos de um Cisne Negro para os investimentos. Todavia, sabe-se que geralmente o que ocorrem são grandes perdas de valor e oscilações com consequencias futuras indeterminadas.

Ainda que pareça que não há forma de se proteger de algo que não se conhece Taleb é um dos defensores da “antifragilidade” que seria a capacidade de se beneficiar do caos. O que leva a busca por estar sempre esperando por situações adversas.

Para conseguir encarar um Cisne Negro, o investidor deve estar aberto ao pensamento inicial de que eles existem e podem acontecer a qualquer momento. Sendo assim, deve manter-se em alerta para situações que lhe possam causar dano. Um exemplo de preparo seria manter uma reserva de emergência ou realizar a proteção de carteira através do seguro de opções.

A consciência inicial de que um desastre pode acontecer a qualquer momento e não a certeza de que “Isso nunca vai acontecer comigo” ajudam o investidor e manter o comportamento sob controle em meio às crises.

Em 2020, a bolsa brasileira teve mais de cinco circuit brakers acionados durante a crise, alguns investidores perderam grandes valores vendendo ativos neste momento. Já outros se beneficiaram do momento de incerteza e compraram ativos que já sofreram grandes valorizações com a retomada dos 100 mil pontos do Ibovespa. Esse pode ser considerado um exemplo de enfrentamento do Cisne Negro.

Cabe destacar que, devido a imprevisibilidade e os grandes impactos, não estar pronto para um evento com consequências grandes como um Cisne Negro é aceitável, mas devemos buscar estratégias para minimizar as perdas enquanto investidores.

Quer mais conteúdos de conceitos no mercado financeiro? O Yubb possui diversos artigos de variados temas que irão enriquecer seu aprendizado e te preparar melhor para o mundo dos investimentos!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo