Ancord: o que é e por que é importante?

Talvez a primeira vez que você ouviu falar na ANCORD tenha sido por causa de alguma certificação de sua responsabilidade. Mas essa sigla que representa uma associação muito importante vai além de certificações e é muito importante que você como investidor conheça seu papel e influência sobre as instituições do mercado financeiro.

Neste artigo você entenderá tudo sobre a atuação da ANCORD:

  • O que é a ANCORD?
  • HIstória da Ancord
  • Atuação da Ancord
  • Importância da Ancord para seus investimentos

O que é a ANCORD?

A ANCORD - Associação Nacional das Corretoras e Distribuidores de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias é a mais importante entidade de representação de instituições de intermediação do mercado financeiro. 

Atualmente representa mais de 60 instituições de:

  1. Corretoras e Distribuidoras de Valores Mobiliários, 
  2. Corretoras de Câmbio, 
  3. Bancos, 
  4. Assets e outras Instituições Financeiras, 
  5. Agentes Autônomos de Investimento (AAI) - pessoas física e jurídica.

Além da defesa dos interesses dos associados a ANCORD promove ações que tem por objetivo o desenvolvimento dos seus associados e do setor como um todo.

Existem duas grandes frentes de atuação da ANCORD:

  • Credenciamento e Certificações
  • Educação

História da ANCORD

A ANCORD possui mais de 45 anos de atuação em defesa do mercado financeiro. Apesar de não existir sempre com essa sigla e nomenclatura a história dessa instituição é antiga.

A ANCORD como é conhecida hoje deriva da fundação da ASCESP - “Associação das Sociedades Corretoras e Câmbio do Estado de São Paulo” em 1972 após estímulos do então presidente da BOVESPA para a criação de uma entidade de representação.

10 anos depois a associação passa a ter caráter nacional e com o passar do tempo engloba outras entidades representativas de atividades do mercado financeiro, sendo em 2011 por fim denominada socialmente como ANCORD.

Atuação da ANCORD

Como dito, existem duas principais frentes para a atuação da ANCORD para a defesa dos interesses das instituições de mercado e busca por um desenvolvimento que as tornem fortes.

Credenciamento e Certificações

A ANCORD atua como agente reguladora de suas instituições credenciadas dessa forma, garante qualidade para os associados. 

Umas das formas que garantem essa qualidade é através da certificação de profissionais, como é o caso dos Agentes Autônomos de Investimentos - AAI. Essa certificação é uma obrigatoriedade legal para o exercício da profissão e uma forma de garantir segurança para o investidor que precisa desse profissional.

Além da certificação para a profissão de agente autônomo de investimentos, a ANCORD também oferece certificações para:

  • Ouvidores
  • Dirigentes de entidades PREVIC reguladas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar
  • Certificação PQO B3 - Programa de Certificação de Profissionais da B3

Educação

Na frente de educação a ANCORD se responsabiliza pela aplicação de cursos e treinamentos de renome para os profissionais do mercado financeiro. São oferecidos cursos online e in company.

Essa atuação tem por objetivo manter a excelência dos profissionais de suas instituições e assim garantir a qualidade de seus serviços.

Os cursos online são oferecidos ao público geral por valores que se diferenciam para associados e não associados, são mais de 16 cursos em áreas variadas.

Os cursos in company são treinamentos desenvolvidos de forma específica para a instituição solicitante. São 7 grandes áreas: 

  • Ações, 
  • Derivativos 
  • Fundos
  • Mercado Internacional
  • Ouvidoria
  • Risco 
  • Contabilidade

Cada área possui vários subtemas que podem ser adaptados para melhor atender a instituição.

Importância da Ancord para seus investimentos

A ANCORD - Associação Nacional das Corretoras e Distribuidores de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias é bastante importante para seus investimentos pois representa a busca do mercado de se aprimorar e assim garantir excelência e melhoria contínua no serviço prestado ao investidor.

A atuação dessa instituição possibilita que tenhamos segurança quanto ao nível de profissionalização de quem atende e auxilia os investidores.

As certificações por exemplo impedem que você caia na mão de fraudadores, buscar sempre profissionais credenciados é essencial.

Gostou de conhecer a ANCORD? Tem muitas outras siglas e instituições que influenciam nosso dia a dia como investidor e não conhecemos a fundo.

Entre na nossa área de artigos e saiba mais sobre quem faz parte do mercado financeiro!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo