À prova de fogo

Momento decisivo para criptomoedas

evento online e gratuito 4 a 7 de Julho às 19h

Inscreva-se

GDP (Gross Domestic Product): o que é e por que é importante?

Para investir com tranquilidade é necessário conhecer a economia de um país como um todo. Principalmente pois as empresas não se encontram isoladas na economia de forma que o seu desempenho impacta e é impactado pelo comportamento geral.

O uso de indicadores para avaliar os países é muito importante sendo que o GDP é o mais importante no que diz respeito ao comportamento econômico e a produção.

Você pode até estranhar essa sigla, mas com certeza já acompanhou sua performance através da sua variação “traduzida”: o PIB. Vamos entender tudo sobre o GDP neste artigo, confira!

O que é GDP Gross Domestic Product?

O GDP ou Gross Domestic Product pode ser traduzido como Produto Interno Bruto, agora você sabe do que estamos falando né?! Mas, existem algumas diferenças entre esses dois indicadores, vamos entender.

É fato que o GDP é um indicador da produção econômica do país, ele é constituído do total de bens e serviços produzidos na economia de um país nas esferas pública e privada menos o que foi usado de bens e serviços nessa produção.

No GDP estão inclusos todo o gasto, custos e investimentos inclusive os resultantes da balança comercial refletindo assim a atividade econômica do país.

A sua mensuração é bastante parecida entre os países, o que permite a comparação do indicador e análise da situação local.

É importante dizer que o GDP é calculado dentro de um limite de tempo, e esse limite pode ser variável. Em alguns casos a análise requer um GDP mensal, outros trimestral, semestral ou anual, podendo também incluir períodos maiores de tempo.

Como o GDP - Gross Domestic Product é calculado?

Existem diferentes abordagens para o cálculo do GDP, que dependem do foca da análise:

  • Baseado em gastos 
  • Baseado na produção 
  • Baseado na renda 

Na teoria, se o cálculo for realizado com as variáveis precisas independente da fórmula você encontra o mesmo valor final, o que muda é o que está sendo observado para o cálculo.

A forma mais comum de se calcular é através do gasto do país:

GDP = C + G + I + NX

Na fórmula as variáveis correspondem:

  • C - consumo geral
  • G - gasto público
  • I - investimentos realizados
  • NX - saldo da balança comercial

Por que analisar o GDP?

O GDP geralmente é calculado trimestralmente para a análise da situação do país, um aumento no GDP pode indicar expansão da economia do país, sendo assim pode indicar crescimento ou oportunidade para empresas e investidores.

Já retração do indicador pode sinalizar um crescimento negativo ou seja, um declínio na atividade econômica do país sinalizando que não é um bom momento para se investir.

Todavia, é importante ressaltar que o Gross Domestic Product é um indicador macroeconômico e sendo assim seu desempenho pode não representar os setores como um todo, sendo necessário acompanhar cada setor mais de perto antes de tomar alguma conclusão. 

O governo é o principal usuário desse dado para acompanhamento da economia e elaboração de políticas públicas.

Índices da Bolsa x GDP/PIB

Outra situação comum é querer comparar o desempenho de um índice de mercado como o Ibovespa o correlacionando com o GDP ou PIB, isso não é uma forma correta de analisar pois o índice da bolsa de valores tende a representar bastante a antecipação do mercado a situações que não são representadas no GDP ou ainda o GDP utiliza o investimento público em seu cálculo o que nem sempre acaba por refletir na bolsa

É muito importante conhecer bem a nossa economia e os indicadores, no Yubb você acompanha o mercado financeiro diariamente além de aprender a investir com qualidade e segurança.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo