Basis points (pontos-base): como funciona esse indicador?

A quantidade de siglas e expressões desconhecidas do mercado financeiro chega a assustar, não é mesmo? Mas, muitas vezes, entendê-las é bem mais fácil do que imaginamos. 

É justamente esse o caso do basis points (ou bps), muito importante para quem já investe ou quer começar a investir.

Basicamente, o basis points serve para demonstrar as variações em pontos percentuais de taxas de juros e indicadores financeiros. Neste artigo, entenda melhor como o BPS funciona.

O que é basis points?

Literalmente, o bps significa “pontos-base”, e aponta variações como mudanças nas taxas de juros, comparações entre taxas, medidas de risco e indicadores de ações, por exemplo. 

Além disso, ele demonstra detalhadamente a rentabilidade de títulos de renda fixa.

O Basis Points é expresso em percentual, e o seu valor sempre equivale a 0,01%. Por ter uma escala tão pequena (essa é a menor parte dos pontos percentuais), ele consegue expressar de forma mais clara e detalhada as oscilações de mercado.

Exemplo de aplicação do BPS

Para entendermos melhor, vejamos um exemplo de utilização do basis points.

Digamos que você tenha um fundo de investimento e, ao analisar o histórico de rentabilidade, percebeu que os rendimentos passaram de 5,20% para 5,45% em um determinado período. Em vez de você falar que sua aplicação aumentou 0,20%, o correto é dizer que ela teve um aumento de 20 basis points.

Para ficar ainda mais claro como se usa o BPS na prática, veja o trecho de uma reportagem feita em agosto de 2020, logo após corte da Taxa Selic:

“O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil cortou a taxa de juros em 25 bps para novo patamar sem precedentes de 2% a.a.

O corte foi em linha com o esperado pelo mercado. O comunicado teve tom marginalmente dovish no geral por manter a possibilidade de novos ajustes, mas reconhece que estes podem não ocorrer. Ou seja, o COPOM adota postura data-dependent tanto em relação aos dados como em relação a conjuntura macrofinanceira.”

(fonte: boletim Modalmais de 06/08/2020)

Neste artigo, entenda como a Taxa Selic influencia na economia. 

Perceba que, ao falar em bps em vez de variação percentual, parece que a mensagem fica mais fácil de entender, não é mesmo?  É esse o papel do bps, uniformizar a mensagem de forma que ela chegue da forma mais clara e direta.

Atenção: bps não é variação percentual!

É importante entender que bps e variação percentual não são a mesma coisa.

Quando uma taxa de juros passa de 5% para 5,25%, dizemos que ela aumentou em 25 bps. Porém o seu aumento percentual foi de 5%. Logo, bps e variação percentual são conceitos diferentes, certo?

Deu para entender o que é o basis points, e por que ele é utilizado? Dúvidas? Sugestões? Deixe aqui os seus comentários!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo