🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

4 lugares para buscar informações sobre ações

Conhecimento é uma palavra chave na hora de escolher bem seus investimentos. Com boas informações, é possível construir uma carteira sólida e com ótimos resultados. No entanto, nem sempre elas são facilmente divulgadas.

Com isso, o investidor precisa conhecer algumas plataformas que são muito úteis para suas tomadas de decisão. A maioria dessas ferramentas é encontrada de forma gratuita e na própria internet. Para te ajudar nesse processo, listamos aqui algumas boas plataformas:

1. Yubb

O Yubbé um site 100% gratuito que disponibiliza informações sobre vários tipos de investimento: renda fixa, fundos de investimento, ações, BDRs, ETFs, fundos imobiliários e outros. 

Sobre as ações, especificamente, a plataforma reúne dados sobre preços, variações atuais e históricas, patrimônio da empresa, ROIC, ROE, P/L e várias outras informações que podem ser decisivas para tomada de decisões.

Além disso, o Yubb tem vários conteúdos sobre educação financeira que podem auxiliar os investidores sobre como funciona o mercado. O site ainda possui uma parte destinada a comparar avaliações de instituições financeiras que operam no Brasil.

Não bastasse a plataforma de busca, o Yubb também possui um canal de vídeos no youtube e um blog. Os conteúdos desses locais também podem ser utilizados como fontes de informações para análises de ações e outros investimentos.

2. Site de RI

As empresas que possuem capital aberto na bolsa de valores devem ter um site de Relação com os Investidores (RI). Essa é uma exigência legal e institucional para que a companhia ingresse no mercado financeiro de ações.

A plataforma deve disponibilizar todas as informações, como relatórios e resultados, que os investidores têm o direito de saber: balanços financeiros, resultados, comunicados, conferências, reuniões consultivas e outras informações.

Esse é o canal principal onde os acionistas vão ser informados sobre as principais decisões da empresa.

3. Casas de análise

As casas de análise são empresas especializadas em estudar o mercado financeiro. Por conta disso, a maioria dos relatórios são pagos. Ainda assim, o investidor tem a segurança de ter um respaldo técnico sobre algumas recomendações que essas empresas disponibilizam.

Recentemente, algumas corretoras também estão disponibilizando documentos com informações sobre ações e outros papéis. São relatórios mais simples do que os feitos pelas casas de análise, mas podem ser uma das fontes do investidor.

4. Sites de notícias econômicas e influenciadores

É fundamental estar antenado ao que acontece no mercado financeiro e nos noticiários em geral. A volatilidade das ações acaba se refletindo muito no mundo dos negócios. Fatores não econômicos influenciam muito nos resultados dos ativos.

Por isso, é importante estar conectado aos principais veículos de comunicação. Normalmente, eles fazem uma cobertura especializada sobre as principais ações da bolsa e quais são os motivos de fortes quedas ou altas.

Além dos canais de notícia, não podemos deixar de falar sobre o papel dos influenciadores. Nos últimos anos, eles tiveram um papel fundamental no crescimento do número de investidores na B3.

Isso porque esses profissionais conseguiram simplificar as informações e democratizar o acesso ao mercado financeiro. Para isso, eles fazem várias atualizações diárias sobre o mercado em geral e analisam as ações mais comentadas da bolsa.

Por conta disso, podem ser ótimas fontes de informação sobre ações e quaisquer outros tipos de investimento. No entanto, é sempre importante lembrar que é recomendável buscar várias fontes diferentes para construir uma melhor tomada de decisão.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo