Valor extrínseco: o que é e como funciona?

A composição do valor de um ativo é bastante complexa pois envolve diferentes fatores que se relacionam com o ativo em si. Alguns desses fatores são internos à empresa, seu desempenho, o comportamento de seus dirigentes, seus resultados.

Outros fatores são externos a empresa, e dizem respeito por exemplo a como o mercado enxerga essa empresa.

É muito importante compreender essa relação de formação do valor dos ativos para que você consiga interpretar como os preços são formados.

O valor extrínseco é um conceito muito usado para opções, mas que é importante no mercado financeiro de forma geral, é sobre ele que falaremos neste artigo.

O que é valor extrínseco?

O valor extrínseco diz respeito a um valor que é atribuído a um ativo de forma externa, esse valor também é conhecido como “valor no tempo”, exatamente por ser o tempo um dos maiores fatores externos que influenciam na formação desse valor.

Outra forma de caracterizar o valor extrínseco que pode ser bem explicativa é o “valor de expectativa”, ou seja, o valor que é atribuído ao objeto por expectativa do mercado, esse valor tende a possuir uma maior volatilidade, pois sua fonte não é tão perene quanto o valor intrínseco.

Valor extrínseco no mercado de opções

O termo valor extrínseco é utilizado principalmente por quem opera mercados futuros e opções, nessa área da bolsa o “VE” como é mais conhecido é fruto principalmente da ação do tempo - no caso entre a compra de uma opção e o vencimento do ativo e dos juros, ou seja do valor do prêmio que varia conforme o passar do tempo e as expectativas do mercado para o ativo principal.

Essa variação do valor extrínseco ocorre em decorrência do risco de exposição do capital, que de forma mais acessível significa o risco de perder dinheiro naquele ativo com o passar do tempo. O valor extrínseco vai ser maior conforme o risco também aumenta e menor conforme o risco diminui.

O cálculo do valor extrínseco no mercado de opções usa como base o valor intrínseco, pois para encontrar o VE é feita a subtração do valor do strike da opção menos o valor intrínseco.

Composição de preço de um ativo

A composição de preço de um ativo leva em consideração tanto o valor extrínseco quanto o valor intrínseco, enquanto o valor intrínseco terá relação com o desempenho da empresa, o valor extrínseco é a parte do preço do ativo que é atribuída por expectativa de mercado e volatilidade do período.

Não há que se ignorar um ou outro tipo de valor, mas deve-se compreender como eles se formam e se relacionam na formação do preço do ativo.

Existem diferentes formas de se interpretar o valor extrínseco, cabe ao investidor se atentar a esse conceito e conseguir identificar em qualquer que seja o ativo para que possa adequar sua estratégia ao que a situação está permitindo.

No mercado de opções principalmente é muito importante ficar de olho no comportamento do valor extrínseco para evitar assimetrias que levem a prejuízos.

Não deixe de estudar mais sobre o mercado financeiro, somente o conhecimento te dá segurança para operar e investir com tranquilidade, acesse os materiais gratuitos que o Yubb oferece e se cadastre para não perder nada.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo