Rentabilidade de ações: como saber se está ganhando dinheiro?

Você pode estar perdendo dinheiro e nem sabe, mas calma, vamos te ajudar a descobrir isso. Muitos investidores iniciaram na bolsa de valores buscando rentabilidades maiores que as da renda fixa tendo em vista a baixa na taxa de juros dos últimos anos.

Porém, como um investimento de renda variável investir em ações nem sempre implica em lucro e você além de escolher boas empresas deve acompanhar seu desempenho para averiguar a rentabilidade real das suas ações. 

Somente com essa percepção você será capaz de saber se está ganhando dinheiro mesmo com a bolsa de valores. 

Neste artigo propomos formas de você entender a rentabilidade de suas ações. 

Lembrando que aqui não será abordado sobre a rentabilidade da empresa em si, mas a rentabilidade do investimento em uma ação. É necessário separar as duas coisas, porém as duas análises são importantes e complementares.

Rentabilidade x Variação Patrimonial

Primeiramente é bom destacarmos a diferença entre a variação patrimonial e a rentabilidade.

A variação patrimonial como o nome diz é o quanto seu patrimônio variou em um período. Ou seja é basicamente o valor atual menos o valor de compra. 

Esse é um dado importante e com certeza faz parte da rentabilidade de um ativo, porém, em caso de buscar saber o real retorno dessa ação é necessário avaliar outras questões.

Isso ocorre pois caso você deseje realizar lucros o valor da sua rentabilidade pode diminuir, vamos entender o porquê.

Descontos

A rentabilidade bruta ou variação patrimonial é uma métrica boa para uma análise quando não há intenção de venda do ativo pois, ao vender incidem alguns descontos que devemos nos atentar:

  • Taxas de corretagem
  • Imposto de Renda

Em caso de decisão por venda do ativo para saber a rentabilidade real na variação de patrimônio é interessante que sejam descontados esses dois valores, o IR de 15% sobre o lucro em caso de operações de mais de R$ 20 mil reais. 

E a taxa de corretagem conforme a cobrança da própria corretora - importância de buscar as de taxa zero.

Rendimentos

Outro fator importante no cálculo da rentabilidade de uma ação está nos seus rendimentos. Esses valores podem significar uma variação importante caso tenha ocorrido distribuição no período. Os principais proventos são os dividendose os juros sobre capital próprio.

Para calcular a rentabilidade contando com os proventos recebidos você pode somar o valor de proventos recebidos ao preço da ação e terá uma rentabilidade mais completa que tornará seu acompanhamento mais eficaz.

Existem ainda aplicativos e planilhas de controle nas quais você consegue ver a rentabilidade da ação na sua carteira, todavia nem sempre o preço médio utilizado é o seu preço médio o que pode enviesar o cálculo.

Outras formas de calcular a rentabilidade de uma ação dentro de uma carteira de investimentos utilizam o sistema de cotas. Esse cálculo tende a ser mais preciso, todavia para o investidor iniciante pode ser confuso, sendo que a maneira apresentada leva em consideração os principais fatores.

E ai, já sabe o que fazer agora né? É importante sempre verificar como suas ações estão performando, mas sem desespero.

Uma análise deve englobar outros fatores além da rentabilidade num período. Busque sempre conhecimento de indicadores para tomar suas decisões.

Conte com os conteúdos do Yubb para isso!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo