Qual é a sua função como acionista de uma empresa?

Enxergar o mercado financeiro como uma oportunidade de ganhar dinheiro é fácil, ainda mais com um monte de gente de má fé iludindo pessoas gananciosas por aí. Se você quer realmente ser um investidor e fazer parte do lucro de empresas você precisa compreender qual sua função como acionista.

Não é só comprar um papel na bolsa de valores e esperar um gráfico dizer a hora de vender e lucrar com a operação, o acionista possui um papel muito forte de estímulo para a economia e a quantidade de pessoas físicas aderindo a essa forma de investir ajuda a ressignificar as relações entre empresas, bolsa de valores e população.

Entenda neste artigo quais suas funções como acionista e por que ainda que minoritário você também é importante para a empresa.

O que é um acionista?

Acionista é todo aquele que possui ações de uma companhia, isso é que possui alguma parte de uma empresa. 

Ter participação em uma empresa não precisa necessariamente ser algo expressivo já que empresas listadas na bolsa de valores possuem milhares de ações o que torna o acesso a essa posição relativamente fácil.

Todavia, ainda que sua parte na empresa da qual você tenha apenas uma ação seja minúscula comparada ao tamanho da empresa, você não deixa de ser acionista e assim possui direitos e é afetado pelo desempenho da empresa.

Ser acionista independente da quantidade de montante aplicado é ser investidor, seja na compra de uma ação no mercado primário ou posteriormente no mercado secundário. Investidor pois o acionista emprega um dinheiro na companhia esperando que esse dinheiro lhe traga resultados, seja na valorização dos preços das ações ou na distribuição de proventos.

Dever do acionista

O principal dever de um acionista deve ser acompanhar o funcionamento da empresa, isso pode ser feito através de análise de resultados divulgados pela empresa em seu canal de Relação com Investidores.

Acompanhar uma empresa não é apenas olhar seu preço no home broker mas entender como está operando e os resultados que vem apresentando, até porque nem sempre o mercado consegue precificar todas as ações.

Funções do acionista 

O acionista é um sócio de uma empresa com capital aberto na bolsa de valores, sendo essa sua principal função e devido a isso possui direitos de fiscalização, recebimentos de proventos e participação nos lucros  da empresa - tudo isso de acordo com o tamanho de sua participação. 

Além disso o acionista ao ter feito o aporte na empresa ajuda a movimentar o mercado pois com aquele capital as empresas poderão contratar pessoas e aumentar seu desenvolvimento o que tende a afetar a sociedade como um todo.

Existem tipos de acionista que podem ser basicamente divididos de acordo com o tamanho e importância de sua participação na companhia:

  1. Acionista Minoritário

O acionista minoritário é o investidor que não possui uma parte expressiva da empresa, todavia possui direitos próprios para garantir que não lhe sejam causados danos pelos investidores maiores.

Os direitos desse acionista variam de acordo com as ações que ele tiver em posse (preferenciais ou ordinárias)

  1. Acionista Majoritário

O acionista majoritário é o que possui a maior parte das ações da companhia, geralmente essa posição é ocupada por fundos, famílias fundadoras ou ainda possui um interesse maior no desempenho da empresa. Por possuir maior parte das ações esse acionista tende a ser também controlador.

  1. Acionista Controlador

Esse acionista é o que foi escolhido na assembleia para garantir o funcionamento da empresa, é de suma importância que suas decisões estejam alinhadas com os objetivos da companhia e demais acionistas

Então caro leitor, já é acionista de muitas empresas? Agora que você compreendeu seu papel como acionista, nada mais justo que continuar investindo e ampliar sua participação em boas empresas!

Nossos conteúdos estão à disposição para te ajudar!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo