Qual é a função do CEO em uma empresa?

A sigla CEO significa “Chief Executive Officer” e é traduzida como Diretor Executivo de uma determinada empresa. Geralmente, ocupa a função mais importante da empresa. De maneira resumida, é o profissional responsável por toda a gestão de uma instituição.

É o Diretor Executivo capaz de comandar os projetos da companhia com a finalidade de promover a visão, missão e objetivos estabelecidos. Para isso, ele é o principal líder da estrutura organizacional. É ele capaz de efetuar as iniciativas e estratégias que vão direcionar os rumos da instituição.

Como gestor, deve ter comunicação ativa com os outros diretores e acionistas, a fim de compreender os desafios e direcionar toda equipe para busca de novas soluções e melhores desempenhos.

Junto ao Diretor de Finanças, deve estabelecer as metas e as diretrizes financeiras da companhia. Além disso, é o representante máximo da instituição frente à coletivas de imprensa e outros comunicados públicos.

No entanto, ocupar o mais alto cargo da hierarquia de uma empresa exige muitas outras habilidades que vão além do simples cumprimento dessas tarefas. Isso porque existem outras situações que vão exigir jogo de cintura e capacidade para resolver problemas - e esse profissional deverá estar preparado.

Quais competências um CEO deve ter?

1. Experiência

Não é fácil atingir o topo de uma carreira profissional. Antes de chegar lá, é necessário muito tempo de experiência e conhecimento acadêmico. Ainda assim, para ocupar um cargo como esse, geralmente, é necessário algum tempo na própria empresa.

2. Representatividade

Isso porque essa posição exige uma ampla visão do negócio e conhecimento sobre a estrutura da empresa. Toda essa bagagem deve ser levada em conta, já que essa pessoa será o representante máximo da instituição. Ou seja, acima de tudo, ele deve compreender como funcionam todos os departamentos.

3. Comunicação

Para isso, um CEO deve ter uma ótima capacidade comunicativa. Qualquer falha no processo de comunicação pode ser vital para o desempenho da instituição. Nesse quesito, a forma com que as informações são passadas são cruciais - tanto no âmbito interno quanto externo.

4. Liderança

Liderança é uma outra característica fundamental para essa posição. Um diretor desse nível é capaz de inspirar motivações em todos os funcionários. Por isso, ele deve representar uma figura muito clara e objetiva das visões e missões de determinada empresa.

5. Controle físico e emocional

É um cargo com múltiplas funções e isso pode ser um tanto estressante. Ou seja, além de todos os conhecimentos técnicos e exigências profissionais, é necessário ter inteligência emocional para lidar com as crises e excesso de trabalho. É por isso que é comum que pessoas que ocupam esse título tenham estilos de vida totalmente diferentes.

6. Capacidade de enfrentar desafios

Depois de tantas exigências, a última delas é a capacidade do gestor a enfrentar desafios e buscar novas soluções. Para isso, é recomendável que ele saiba gerir crises, correr riscos e, principalmente, acreditar nos propósitos da instituição.

Liderar uma companhia não é uma tarefa fácil e exige muita disciplina. É preciso imaginar que antes de chegar no topo, há muitos desafios a serem vencidos e derrotas a serem superadas.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo