Ações small caps: quais são as empresas com potencial de valorização?

Quem começa a investir geralmente está em busca de fazer seu dinheiro se multiplicar, logo logo esse objetivo te leva ao conceito de small caps. Mas, para realmente conseguir surfar nas valorizações desses ativos e ganhar dinheiro no mercado financeiro é importante que você realmente entenda o que são small caps.

Essas empresas consideradas pequenas no mercado financeiro podem ser grandes oportunidades de investimentos, pois possuem bastante espaço para se desenvolver e melhorar sua precificação.

Se você busca potencial de valorização do seu dinheiro, esse artigo é para você! Tudo sobre as small caps, a grande oportunidade da bolsa.

  • O que são small caps?
  • Características de small caps
  • Por que investir em small caps?

O que são small caps?

Muitas pessoas acabam chegando no conceito de small caps seguindo estratégias de value investing. Basicamente, buscando ganhar dinheiro com a valorização de preços, mas as small caps podem ser boas oportunidades de investimento além dessa estratégia.

Small cap é o termo utilizado para classificar empresas que possuem uma pequena capitalização, ou seja, um baixo valor de mercado. 

De forma geral, essas empresas se caracterizam como as que possuem mais de US$ 300 milhões e menos de US$ 2 bilhões em valor de mercado.

Essas empresas também são conhecidas como de “segunda linha”, não se referindo a qualidade, mas somente ao seu porte.

Muitas das empresas classificadas como small caps fazem parte do cotidiano das pessoas. Compramos passagens aéreas na Azul, comemos o arroz da Camil, viajamos de Marcopolo, frequentamos os shoppings da BRMalls e até mesmo investimos pela corretora do banco digital Inter.

Isso nos mostra que apesar do termo “small” essas empresas podem participar de forma bastante expressiva da economia.

Características de small caps

As small caps podem ser empresas “novas” em grandes setores, sendo assim até possuem market share, mas ainda não competem com as maiores do setor, podendo um dia alcançar essa posição. 

Ou ainda podem ser grandes empresas de setores que ainda não se desenvolveram podendo, com o tempo, aumentar a participação na economia e no mercado.

As small caps possuem menor liquidez comparadas às grandes da bolsa, as blue chips.

Para conhecer boas ações small caps você pode acompanhar o índice SMLL que é uma carteira teórica da B3 contendo as principais empresas dessa classificação.

Na bolsa brasileira as small caps tem ganhado atenção dos investidores por apresentar boas rentabilidades de valorização, o índice SMALL valorizou, só no ano de 2019, mais de 50%.

Por que investir em small caps?

As small caps prometem bons investimentos quando utilizadas para a valorização do seu capital através do crescimento da empresa e do seu respectivo preço. 

Mas algumas dessas empresas que já estão mais consolidadas já pagam até bons dividendos para os investidores.

Para investir em small caps no Brasil, você pode estudar as ações que se encontram no índice SMALL da B3 e avaliar qual empresa se encontra mais condizente com sua estratégia. Existem ações de diversos setores da economia e avaliar quais possuem mais probabilidade de crescimento pode intensificar os possíveis lucros com a valorização dessas empresas.

Elas são interessantes ainda pois se encaixam em estratégias de curto e longo prazo com foco e valorização.

small caps podem ter bastante risco envolvido, principalmente no que se refere a volatilidade dos preços, então se posicionar nessas ações requer sabedoria.


E aí, cabem small caps na sua carteira e no seu perfil? Navegue nos nossos conteúdos sobre ações e entenda mais sobre essas e outras empresas para investir!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo