O que é Margem EBIT?

Existem diversos indicadores usados pelos investidores para entender se uma ação é ou não um bom investimento. Cada investidor decide quais são as métricas que vai utilizar para chegar a essa conclusão, afinal existe uma diversidade de indicadores disponíveis, um deles é a Margem EBIT.

Mas, antes de saber o que é a Margem EBIT e como calculá-la, é necessário entender o que é o EBIT, esse valor utilizado para chegar na Margem.

EBIT é um sigla para a frase Earnings Before Interests and Tributation, ou seja, lucro antes dos impostos e tributação. 

Para entender sobre o EBIT não é necessário ser formado(a) em contabilidade, apesar de ter um nome que faz o indicador parecer difícil, na verdade, é bem simples.

O EBIT representa os ganhos operacionais gerados por uma companhia, e é uma ótima medida para avaliar a gestão de uma empresa. 

Ele é informado toda vez que a instituição disponibiliza o DRE, que é o Demonstrativo de Resultado do Exercício, que são aqueles relatórios divulgados trimestralmente com o resumo dos lucros, despesas, investimentos, entre outros custos. 

Como forma de complementar a informação fornecida por esse indicador de eficiência, surgiu o EBITDA, que além de levar em consideração impostos e tributação, também inclui amortizações e depreciações.

O EBIT é uma representação do lucro operacional da empresa no período avaliado e através dele é possível perceber o potencial de geração de caixa.

Ele funciona da seguinte forma: depois que a empresa recebe o dinheiro da venda e paga os custos variáveis e operacionais, sobra o lucro da operação. Ou seja, o quanto aquele negócio traz de lucratividade. E esse lucro, é o EBIT.

Para chegar na Margem EBIT, é necessário fazer uma divisão do EBIT sobre a receita líquida de uma companhia no período avaliado.

Importante dizer que, nessa conta, não entram juros referentes a empréstimos, apenas os custos operacionais que a companhia teve para a produção do produto.

A Margem EBIT é utilizada para avaliar o posicionamento da empresa em relação a gestão e mercado. Isso porque a oscilação dessa margem mostra a capacidade da companhia em se manter constante nos seus lucros. 

Como calcular Margem EBIT?

Para chegar na Margem EBIT, basta dividir a receita líquida da empresa, pelo EBIT. Ambas as informações são apresentadas nos relatórios financeiros trimestrais e anuais. 

Cálculo: EBIT / receita líquida x 100 (para chegar em um valor percentual)

Vamos usar como exemplo o resultado de 2019 da empresa Qualicorp (QUAL3). Lembrando que isso não é uma recomendação de investimento, apenas uma exemplificação da conta.

O EBIT da Qualicorp em 2019 foi de R$ 571.750 milhões e a receita líquida foi de R$ 2.003.010 bilhões. 

Fazendo a conta: 571.750 / 2.003.010 = 0,285 x 100 = 28,5%.

Então, a margem EBIT da Qualicorp foi de 28,5%.

A partir desse dado, você consegue identificar o desempenho da empresa segundo sua receita líquida. Quando a Margem Ebit está alta, é sinal de que a lucratividade da empresa está alta também. A mesma coisa quando o resultado for baixo. Mas assim como outros indicadores, nunca use a Margem EBIT de forma isolada.

Por exemplo, você não pode olhar apenas para a Margem EBIT e deixar de lado as dívidas da empresa. Elas não são consideradas no cálculo e por isso, o investidor pode ter a impressão de que as condições de gestão estão boas.

No entanto, é de extrema importância que antes de investir, além de olhar para a porcentagem da Margem EBIT, avalie as dívidas da companhia, as razões para aquele resultado, que normalmente são especificadas nos relatórios trimestrais e compare com empresas de um mesmo setor.

Não é indicado olhar para a Margem da Qualicorp, por exemplo, e acreditar que por parecer um número grande, é de fato um resultado bom. 

Compare com outras companhias de um mesmo segmento, se a Margem estiver acima ou abaixo, será possível ter uma noção melhor do desempenho da empresa e consequentemente se vale a pena ou não o investimento.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo