🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Gráfico underwater: o que é e como funciona?

O investimento em renda variável atrai muitas pessoas que buscam por melhores rentabilidades que as ofertadas pela renda fixa. Apesar de realmente oferecer boas possibilidades de ganho, investir no mercado financeiro envolve uma maior exposição a riscos.

Porém, apesar da boa relação risco e retorno é necessário que seja feito um controle de risco dos investimentos para minimizar ainda mais as possibilidades de perder dinheiro na bolsa de valores.

Uma das formas de fazer um controle do risco de ativos é através do gráfico underwater, que é uma ferramenta de verificação de rentabilidade que pode ajudar muito a investir com segurança. Saiba tudo sobre o gráfico underwater neste artigo!

O que é gráfico underwater?

O gráfico underwater é um instrumento que tem por objetivo compreender a rentabilidade de uma empresa de forma a propiciar mais segurança ao investidor. Isso ocorre através da plotação no gráfico das perdas dentro de um período analisado ajudando a identificar o tempo gasto para a retomada do negócio - vamos entender como funciona na próxima seção.

A origem do gráfico underwater é atribuída ao autor e financista Jack Schwager que o popularizou, sendo hoje uma das ferramentas mais utilizadas para a análise do comportamento de ações.

O nome underwater se deve ao fato que como o valor da máxima é atribuída ao zero, o gráfico fica sempre abaixo da linha do zero, sendo seu movimento é “submerso”.

Como funciona o gráfico underwater ?

O gráfico underwater evidencia dentro de um período específico as perdas, destacando picos de queda e sendo possível identificar os pontos de maior risco.

Dentro do gráfico de vendas do período é definido o ponto mais alto como o marco zero. Assim, as perdas que constam no gráfico são somente aquelas até o marco zero, demonstrando dessa forma a aproximação ou afastamento em relação ao zero.

O gráfico funciona buscando manter sempre o valor próximo ao zero, sendo que quando constar um novo valor mais alto a ele é atribuído o zero, sinalizando a rentabilidade.

O movimento do gráfico mostrará os pontos mais baixos e o prazo necessário para voltar ao patamar anterior à queda, sendo sempre o ponto mais baixo a pior queda do ativo em análise.

Como analisar o gráfico underwater?

Como ao plotar o gráfico você vê até onde está tendência do fundo, desse modo você pode avaliar o seu apetite para o risco do investimento que está sendo analisado, verificando se tem segurança para aguentar a queda do ativo até aquele fundo e paciência para esperar a recuperação.

Com a observação dos fundos do gráfico, o investidor consegue estipular melhor os cenários de possíveis perdas e definir melhores estratégias para os investimentos.

Como utilizar o gráfico underwater para formar a estratégia de investimento?

Sabendo analisar o gráfico, o investidor ao escolher um ativo para investir deve formar seu gráfico underwater e avaliar se possui o apetite para risco e as condições financeiras de aguentar as quedas possíveis dentro do prazo de tendência do gráfico.

Caso ao avaliar a performance do ativo no gráfico o investidor possua condições de aguentar essa volatilidade, pode aportar no ativo, caso ao avaliar o gráfico o investidor se incomode com a volatilidade, melhor encontrar um ativo que esteja mais próximo de sua zona de controle.

Assim, o investidor consegue manter em sua carteira ativos que não o incomodem com sua volatilidade.

Gostou de conhecer o gráfico underwater? Que tal adotá-lo na sua escolha de ativos para carteira? Vale a pena experimentar ferramentas que possam te ajudar a investir com segurança, e o Yubb possui conteúdos que te ajudam a conhecer melhor o mundo dos investimentos, confira!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo