🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Garantia firme nas ações: o que é e como funciona?

A abertura de capital na bolsa de valores é um grande passo para o crescimento de uma empresa. Esse processo todavia não é simples de ser realizado, existindo diversas etapas a serem cumpridas antes de finalmente o acionista ter a chance de fazer parte da empresa.

Porém, somente a demanda por uma abertura de capital sinaliza o interesse de investidores de comprar as ações de uma empresa.

Para garantir que a empresa conseguirá captar o valor pretendido existem subscrições que podem ser feitas por instituições financeiras, esse é o caso da Garantia Firme. Vamos conhecer mais sobre esse tema no artigo de hoje.

O que é a garantia firme?

A garantia firme ou underwriting firme é uma forma de subscrição em que o agente intermediador garante à empresa que irá realizar a captação a compra de todas suas ações.

Assim, o emissor tem a segurança de que terá todo o montante pretendido com a emissão de títulos, isso ocorre por meio de uma cláusula de garantia do contrato de abertura de capital. Seu objetivo, portanto, é mitigar o risco de uma demanda inferior à oferta do papel na bolsa.

Nessa situação, a instituição subscritora coloca o seu capital em risco pois caso não consiga revender as ações no mercado primário pagará o montante à empresa de qualquer jeito. Todavia, esse tipo de acordo ocorre na maioria das vezes quando há uma grande demanda pelas ações que serão emitidas.

Como funciona a garantia firme?

A emissão de ações é feita por empresas que querem abrir seu capital na bolsa de valores, sendo essa uma forma de captar recursos, mas, para fazer a abertura de capital a empresa precisa do auxílio de uma entidade financeira, conhecido como intermediador ou underwriter (subscritor - tradução livre).

Geralmente as instituições financeiras que fazem a intermediação são grandes bancos de investimentos e corretoras de valores.

Ao formalizar a contratação de uma instituição para a intermediação do lançamento das ações, é oferecida um tipo de garantia para a empresa que pode ser de três formas:

  • Garantia Firme
  • Melhores Esforços
  • Garantia Residual

Esse acordo vai depender basicamente do interesse do mercado e da instituição em realizar o IPO.

Nos contratos de “melhores esforços” o risco de não ter as ações vendidas fica todo para a empresa, o que não é muito interessante, já na “garantia residual” como o próprio nome sugere, a instituição financeira intermediadora garante apenas a subscrição das ações que não forem negociadas, existe assim risco para ambas as partes.

Vantagens da garantia firme

A garantia firme é de grande vantagem para o investidor e para a empresa, pois dá segurança ao investidor de que a empresa poderá investir o valor que objetivava captar.

Assim, ainda que não exista a demanda total - que pode ocorrer por diferentes motivos - a empresa conseguirá executar seu plano de ação para o montante da captação.

Possuir garantia firme em uma abertura de capital é uma boa sinalização para o mercado da confiança na empresa.

Não deixe de aprender mais sobre o mercado financeiro e investimentos em geral, no Yubb além das melhores opções para alocar seu dinheiro você tem acesso a conteúdos gratuitos, confira!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo