Como saber se a ação está barata: 3 dicas

Uma das melhores formas de aumentar o patrimônio é através da valorização do preço do ativo. Essa valorização pode multiplicar seu capital de forma exponencial, mas para isso é necessário que você analise a empresa.

Muita gente acredita que somente movimentos de mercado são capazes de deixar uma empresa “barata” devido a volatilidade das quedas da bolsa.

Porém existem diversas empresas que ainda são negociadas com preços que não condizem com seu desenvolvimento e que tendem a chegar no preço que realmente valem com o tempo.

Para não ficar de fora desses potenciais de rentabilidade o Yubb separou 3 dicas importantes para você saber se a ação realmente está barata!

  • Nem sempre preço pequeno significa preço baixo
  • Indicador Preço/Valor Patrimonial por Ação - P/VPA
  • Indicador EV/EBITDA 

Nem sempre preço pequeno significa preço baixo

Essa primeira dica é um pouco mais prática, mas serve para o investidor iniciante ficar atento e não seguir movimentos de sardinha e aportar em um ativo sem conhecê-lo.

A bolsa de valores possui muita volatilidade e os preços dos ativos tendem a negociar seguindo movimentos de demanda. Sendo assim, é comum que alguns ativos possuam preços mais baixos caso não estejam sendo foco de negociação e outros muito procurados acabem por subir seus preços. 

Dessa forma, fique atento pois alguns ativos que custam pouco dinheiro podem valer bem menos do que estão sendo negociados. 

De forma prática: você compra a ação de uma empresa a R$1,00 pois seu preço é baixo e sem realizar análise completa você pensa que algum dia pode valorizar, porém, essa ação cai para R$ 0,50 centavos já que a empresa não possuía fundamentos nem mesmo para aquele pequeno preço. Pode parecer um exemplo exagerado, mas muitos investidores caem nessa.

Indicador Preço/Valor Patrimonial por Ação - P/VPA

A análise de indicadores é uma das melhores formas de saber se realmente uma empresa está barata. Os indicadores são dados que refletem a situação da empresa. 

Um desses indicadores muito utilizado para mensurar se a empresa está barata é o P/VPA.

O P/VPA é a divisão do preço de mercado - ou seja da cotação do ticker da ação na bolsa pelo valor patrimonial por ação. O VPA é calculado através da divisão do patrimônio líquido da empresa pela quantidade de ações emitidas.

Quando se divide o P/VPA você encontra um valor próximo a 1 que representa a divisão do valor de mercado pelo valor contábil da empresa. 

Caso esse número seja menor que 1 a empresa está sendo negociada barata na bolsa. 

É importante não analisar apenas esse indicador isoladamente pois é necessário compreender o porquê desse ativo está barato. Sendo assim é bom acompanhar notícias sobre a situação da empresa e comparar esse indicador com concorrentes do mesmo setor, além de outros indicadores.

Indicador EV/EBITDA 

Esse indicador envolve duas siglas então fique atento! 

O EV - enterprise value representa o Valor de Firma da empresa que é calculado a partir de: valor de mercado + valor de dívidas - caixa. O EV seria como a compra de todos os valores da companhia.

Já o EBITDA -  Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization é a sigla em inglês para Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, esse é um indicador de desempenho pois sinaliza o lucro antes desses gastos específicos de fora da operação.

A divisão desses indicadores sinaliza em quanto tempo o lucro da empresa seria capaz de comprar todo seu valor. Quanto menor esse resultado, maior a probabilidade de essa empresa está barata.

A gente sabe que esse é um conteúdo um pouco mais pesado, mas somente com certo estudo sobre a empresa será possível encontrar boas oportunidades.

Temos certeza que essas dicas farão diferença na sua busca por ações baratas e isso pode te dar um bom retorno mais na frente!

Continue estudando com nossos conteúdos, o Yubb está aqui para te ajudar a achar o melhor investimento para você!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo