SSE Composite: o que é e por que é importante esse índice?

Termos como SSE Composite (Shanghai Stock Exchange Composite Index), Composite Index e SSE index referem-se ao principal índice de ações da Bolsa de Valores de Xangai, na China. A fundação do índice aconteceu em 1991, e ele transmite uma visão geral do desempenho das empresas presentes na Bolsa de Xangai.

Outro ponto que vale a pena ser citado é que, diferente de outras bolsas de valores do mundo, o SSE Composite lista todas as ações listadas na bolsa de Shangai, sem exceção.

A China é uma das maiores potências mundiais, ocupando a terceira posição dos países mais extensos do mundo e, além do mais, conta com uma população de 1,4 bilhão de habitantes.

Só para se ter uma noção da magnitude, o Brasil, quinto maior país do mundo em extensão, possui aproximadamente 212,5 milhões de habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - dado coletado no dia 6/12/2020 no site ibge.gov.br. Ou seja, a população da China excede a do Brasil em mais de cinco vezes.

Agora, se você acha que no Brasil tem muita gente, pense na China para fins comparativos e mude sua percepção sobre isso.

Made in China - um gigante em crescimento

Nomeada uma das maiores potências mundiais da atualidade, a China é a segunda maior economia do mundo.

Uma das frases mais vistas em produtos é a clássica Made in China. Em português, a frase significa “feito na china”. Eu aposto que você já encontrou ela em algum produto. De fato, a China está em todo lugar.

A China, algumas vezes, é chamada de “a fábrica do mundo”, e isso se deve ao fato de produzir todo o tipo de produto, sendo o país o maior exportador global, tirando, inclusive, o posto da Alemanha em 2009.

É importante também ressaltar a grande capacidade e promissor avanço que as empresas de tecnologia chinesa detêm e, atualmente, o país está investindo em uma produção de maior valor agregado e alta tecnologia, que diz respeito a Indústria 4.0, com automação da produção, a internet das coisas (IOT) e rede de 5G, sendo um assunto muito frequente entre os especialistas. 

Sendo assim,  é inegável que a China apresenta um grande potencial de crescimento, e ocupa lugar de grande influência na economia mundial, ou seja, é um “gigante em crescimento”. 

Relação Brasil x China

Brasil e China possuem relações diplomáticas desde o século 19, mas apenas na década de 90 que a relação entre eles se tornou mais próxima, devido à aproximação comercial. Esse foi um momento em que ambos estavam passando por grandes mudanças econômicas.

Os principais setores do Brasil que têm se beneficiado com demanda chinesa por produtos foram os de produtos básicos, grãos, pecuária, extração de ferro e petróleo.

Por que o SSE Composite é importante?

Depois dessas informações apresentadas, fica fácil falar sobre a importância. Uma curiosidade que, inclusive, é bastante interessante, é que a PWC Research, em um relatório dela, apresentou que a China é prevista para ser a maior economia do mundo em mais ou menos 20, 30 anos. 

Apesar de toda a relevância, alguns investidores ficam um pouco inseguros de investirem no país, devido ao histórico de um estado intervencionista.

De qualquer forma, não podemos negar que a China tem uma representatividade global impressionante, portanto, acompanhar o país é de suma importância.

Espero que tenha gostado do artigo, Yubber!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo