O que é mercado futuro?

Muitos dos leitores chegam a esse artigo devido a promessas de oportunidades de grandes lucros, e não vamos te desanimar, porém mostrar a realidade sobre o mercado futuro e os derivativos.

O mercado futuro é tido como uma evolução do mercado a termo, ou seja de negociações com preços definidos em contrato.

As negociações que ocorrem no mercado futuro são oportunidades de garantir proteção de poder de compra, funcionando como um seguro, mas também apresentam grandes possibilidades de ganho através de especulação.

Conheça o mercado futuro e encontre possibilidades de potencializar seus lucros nos investimentos.

O que é o mercado futuro?

O mercado futuro é uma modalidade do mercado financeiro em que os preços de ativos são negociados através de contratos que possibilitam a compra e venda do ativo numa data futura por um preço já definido.

Os contratos que operalizam as transações no mercado futuro são conhecidos como derivativos, pois o seu preço deriva do preço do ativo ao qual se relaciona. Esse ativo principal pode ser financeiro ou uma commodity

Por isso se diz que no mercado futuro são negociados os derivativos, que muitas vezes são percebidos como ativos independentes, porém, não se deve separá-los de seu ativo principal.

Como funciona o mercado futuro?

O mercado futuro funciona a partir de negociações a termo, nesses contratos a única variável negociada é o preço, sendo o vencimento escolhido dentre opções já previstas em cada tipo de derivativo, as demais já foram definidas pela bolsa de valores.

Para entender bem o funcionamento do mercado futuro vamos a um exemplo de operação:

  • Vamos supor que o dólar esteja custando R$ 4,00 reais, analisando esse preço você percebe que ele tende a aumentar no futuro e decide garantir que poderá comprar por esse preço daqui uns meses.
  • Dessa forma você negocia um contrato (ou mini contrato) de dólar neste preço com o vencimento na data que você avaliou o dólar estar com o preço mais elevado.
  • Chegando próximo da data de vencimento sua análise se concretizou e o preço do dólar foi para R$ 4,50. Então você pode exercer seu direito de compra na data de vencimento e garantir o lucro da operação, ou ainda, vender seu contrato para alguém mais interessado e obter lucro nessa negociação.

Quem opera tentando lucrar a partir da especulação trabalha baseado nas oscilações de mercado, já quem deseja utilizar a estratégia como proteção geralmente leva o contrato até a data de vencimento.

Como saber se investir no mercado futuro é para você?

O investimento em mercado futuro requer bastante estudo e análise de mercado. 

Quem fará operações como proteção deve se atentar para a viabilidade da operação tendo em vista seu patrimônio e as movimentações do mercado.

Já quem pretende fazer uma estratégia de realizações de lucro com especulação deve estudar os movimentos e riscos das operações, principalmente se decidir operar alavancado, ou seja, com um limite de crédito oferecido pela corretora. A especulação possui alto grau de risco e se realizada sem os devidos cuidados pode ocasionar grandes perdas a investidores.

Então se você não possui tempo para estudar esse tipo de operação ou não tem apetite para risco, melhor esperar antes de entrar no mercado futuro.

Já quem tem apetite para risco e possui tempo para se dedicar nessas operações entenda bem sobre o derivativo em que pretende investir e adquira uma quantidade de patrimônio que lhe deixe tranquilo para operar.

Se você está começando a investir e precisa de uma ajuda, conheça nossa seção “aprenda a investir” e descubra tudo sobre o mercado financeiro de forma bem descomplicada!

Nossas mídias sociais também possuem milhares de conteúdos gratuitos que podem te ajudar a investir no meio da correria do dia a dia, siga o Yubb!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo