🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Como escolher um fundo cambial?

O fundo cambial é um fundo de investimentos que aplica o seu patrimônio em ativos que acompanham a movimentação de moedas estrangeiras, principalmente o dólar.

O funcionamento deste fundo não é feito por compra e venda direta das moedas (dólar, euro), mas consiste em operações realizadas por meio de derivativos.

Ou seja, a rentabilidade do investidor dependerá da performance da moeda na qual o fundo é atrelado, seja positiva ou seja negativa, sendo que o câmbio se constitui como principal fator de risco deste ativo.

Este método de investimento não é realizado pela bolsa de valores e sim por instituições financeiras, as quais têm a função de administrar os ativos que compõem sua carteira e gerenciar todo o patrimônio do fundo, que é o dinheiro aplicado no fundo através dos cotistas.

Por via de regra, 80% dos investimentos dos fundos cambiais devem estar atrelados a moeda estrangeira e a oscilação cambial. Os 20% restantes geralmente são aplicados em investimentos mais conservadores, como fundos de renda fixa e títulos da dívida pública do governo.

É importante deixar claro que, mesmo que o fundo acompanhe as  oscilações da moeda estrangeira, tanto o compra como a venda das cotas são feita em real. Sendo que o valor das cotas é acessível para qualquer classe de investidor.

Benefícios dos fundos cambiais

Serviço profissional

Um dos benefícios deste tipo de fundo é que ele oferece o serviço e a análise de profissionais qualificados, com o objetivo de gerir a carteira do fundo e alcançar bons resultados para os cotistas.

Valor acessível

Para qualquer investidor interessado neste tipo de investimento a notícia é boa, uma vez que estão disponibilizadas cotas a partir de, no mínimo R$ 500,00.

Proteção da carteira

A principal vantagem de um fundo cambial, sem sombra de dúvidas, é o fato de ser um agente protetor (hedge) em momentos de crise. 

Isso ocorre pelo fato de que, nos momentos de crises econômicas, o real acaba se desvalorizando com relação às moedas estrangeiras.

Ou seja, enquanto sua parcela da carteira de investimentos aplicadas em ações nacionais está despencando, suas cotas (acompanhadas pelas moedas) estão valorizando, balanceando e equilibrando seus investimentos.

Portanto, neste caso, um fundo cambial é considerado um investimento de baixo risco.

Liquidez

São ativos que possuem uma boa liquidez, possibilitando que o investidor possa comprar e vender de acordo com seus objetivos, sem se preocupar com possíveis dificuldades de comprar ou vender suas cotas a preços completamente equivocados.

Como escolher um fundo cambial?

  • Escolha uma instituição financeira que possua autoridade no mercado e seja conhecida;
  • Procure fundos que possuem taxas mais baixas;
  • Pesquise por fundos que estão atrelados ao dólar (devido a liquidez e importância da moeda);
  • Separe uma porcentagem de sua carteira total para alocar em um fundo cambial como forma de proteção e blindagem de crises (a porcentagem exata depende do perfil de cada investidor); 
  • Escolher fundos que tenham alta liquidez;
  • Analisar rentabilidade histórica do fundo e filtrar quais tiveram a melhor performance;
  • Encontrar fundos que disponibilizem cotas com um preço mais acessível, caso você esteja começando a operar no mercado ou queira aplicar um valor menor neste tipo de ativo.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo