🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Como escolher uma modalidade de investimento?

Investir é uma tarefa fácil, porém é necessário que você siga alguns passos para garantir que não vai transformar sua forma de ganhar dinheiro em de perder dinheiro.

Um dos principais questionamentos para quem pensa em começar com investimentos é “qual a melhor forma de investir?” ou ainda “como ganhar mais dinheiro?” o que no fim remete ao que pode ser a chave para seu sucesso: “Como escolher uma modalidade de investimentos?”

O que pode parecer a parte complicada na verdade é uma das vantagens dessa realidade: são muitas as formas de investir, há produtos para quem não gosta de risco, para quem só quer guardar dinheiro, para quem pensa no longo prazo e até para quem quer enriquecer ainda que o risco seja bastante alto.

O Yubb entende sua dúvida, afinal todos já passamos por isso, então preste bastante atenção pois os passos a seguir te ajudarão na escolha da modalidade de investimentos ideal para você.

  • Entenda seu perfil
  • Defina seu objetivo e prazo para resgate
  • Conheça os riscos
  • Estude cada aplicação
    • Renda fixa x Renda variável
  • Diversifique

Entenda seu perfil

O primeiro passo para escolher uma modalidade de investimento deve ser compreender seu perfil de investidor que é basicamente o quanto de risco você está disposto a correr em um ativo financeiro para obter uma rentabilidade maior. 

A classificação de perfil do investidor foi desenvolvida pela CVM e faz com que você não se exponha a produtos que tenham riscos maiores do que você pretende tomar.

São 3 os perfis de investidor:

  • Conservador
  • Moderado
  • Arrojado

Os perfis direcionam você para quais os ativos que se encaixam na sua forma de lidar com o dinheiro.

Defina seu objetivo e prazo para resgate

Definir o objetivo e o prazo de resgate são dois fatores importantíssimos. A sua modalidade de investimento depende muito de quanto tempo você pretende deixar o dinheiro aplicado, já o seu objetivo vai te ajudar a determinar o risco que você aceita em cada aplicação, e como você irá alocar seu dinheiro dentro dos investimentos.

Exemplo: Se eu tenho um sonho de consumo (viagem, casa, carro) meu risco não pode ser muito elevado para não comprometer a realização do sonho no prazo que pretendo realiza-lo.

Conheça os riscos

Vivemos um período de promessas de dinheiro fácil, porém a vida não é simples assim, se fosse estaríamos todos ricos não acha?

Com certeza existem aplicações que podem rentabilizar de forma bastante exponencial seu dinheiro, todavia, isso é proporcional ao risco sempre. Quanto maior a probabilidade de retorno maior o risco envolvido. 

Estude cada aplicação

Isso deveria ser algo óbvio, mas acredite não é! Muitos investidores colocam seu dinheiro em ativos que não conhecem ou entendem. O ideal é buscar ao menos as informações básicas de como funciona cada ativo.

Renda Fixa

As aplicações de renda fixa tendem a ser mais seguras e voltadas a investidores que precisam de certa liquidez ou que não estejam preparados para a volatilidade da bolsa de valores. Também servem como reserva financeira para parte do patrimônio.

Exemplos de aplicações de renda fixa:

  1. CDBs
  2. LCI e LCA
  3. Títulos Públicos
  4. Debêntures

Renda Variável

As aplicações de renda variável possuem um maior risco pois a volatilidade dos ativos pode gerar perdas, todavia do mesmo jeito a valorização dessas aplicações tende a ser maior que a da renda fixa, e alguns investimentos podem apresentar retornos expressivos na multiplicação de patrimônio.

São exemplos de aplicações de renda variável:

  1. Ações
  2. Fundos Imobiliários
  3. BDRs
  4. ETFs
  5. Ações no exterior
  6. Fundos Multimercados

É importante destacar que o risco e a rentabilidade varia de acordo com o ativo e não somente sua classificação, por isso a melhor forma de escolher uma modalidade é estudando seus ativos e comparando com seu objetivo tendo por base seu perfil de investidor.

Diversifique

Por último mas não menos importante vamos falar da diversificação. Essa com certeza é uma das chaves um investimento de sucesso.

Ainda que você goste mais de um tipo de investimento, diversificar seja dentro de uma modalidade ou ativo é uma forma de diminuir os riscos e aumentar as chances de bons retornos.

Para ajudar nessa escolha você pode contar com o buscador de investimentos do Yubb e também com nossos conteúdos que buscam garantir a educação financeira necessária sobre investimentos para que você possa investir melhor!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo