5 dicas para sua economia pessoal

A gente sabe que manter o orçamento equilibrado tem sido um grande desafio nos últimos tempos. Afinal, mesmo antes da pandemia, as coisas já não estavam fáceis na economia. 

E, para completar, encerramos 2020 com uma inflação acima do previsto, o que prejudica mais ainda o poder de compra da nossa moeda.

Pensando nisso, preparamos cinco dicas para ajudar na sua economia pessoal. Continue a leitura, e saiba como organizar as finanças neste ano!

Conheça os seus gastos

Isso parece óbvio, não? Pois saiba que não é tão simples assim, pois muitas pessoas não sabem exatamente quanto gastam no mês! E o que não medimos não podemos controlar, não é mesmo?

A primeira coisa a fazer é anotar todas as suas despesas. Porém, relacione separadamente as fixas (aluguel, celular, internet, por exemplo) e as variáveis (conserto do carro, compras no shopping ou viagens). 

Ao separar os dois tipos de gastos, você saberá o que impacta mais o seu orçamento. Se forem os fixos, pode estar na hora de renegociar o plano do celular ou internet, ou até mesmo de trocar de operadora, por exemplo. 

No caso de os gastos variáveis serem maiores, isso mostra que você pode estar cedendo muito aos apelos de consumo, e está na hora de ser mais disciplinado!

Reavalie os seus hábitos de consumo

Muitas vezes, estamos tão acostumados a determinados hábitos que não percebemos o quanto eles podem estar afetando o nosso orçamento.

Quem sabe dar uma chance para marcas novas e mais baratas do supermercado? Ou substituir o restaurante mais caro por um mais em conta, ou mesmo por uma confraternização em casa com os amigos? Tudo isso pode lhe ajudar a fazer sobrar dinheiro!

Fuja do parcelamento do cartão

O parcelamento do cartão é uma das armadilhas mais perigosas para a economia pessoal. Quantas vezes compramos não por absoluta necessidade, mas pela facilidade de parcelamento que a operadora concede, não é mesmo?

Por isso, utilize esse benefício só quando for estritamente necessário, no caso de compras de valores mais altos ou de alguma despesa não prevista. Caso contrário, você facilmente poderá perder o controle sobre os seus gastos com o acúmulo de parcelas todos os meses na fatura.

Utilize aplicativos para organizar as suas finanças

A tecnologia também pode ajudar você a organizar as suas finanças. Nesse sentido, existem vários aplicativos que você pode utilizar para agendar pagamentos, controlar os gastos do seu cartão de crédito, consultar e realizar investimentos, por exemplo.

Conheça alguns desses aplicativos neste artigo.

Tenha disciplina!

Por fim, todas as dicas só ajudarão na sua economia pessoal se você tiver disciplina para segui-las.

O megainvestidor Warren Buffett diz que “o mercado financeiro é um instrumento de transferência de riqueza dos impacientes para os pacientes”. E paciência só se consegue com disciplina.

Lembre-se: mesmo com pouco dinheiro você pode começar a investir. O mais importante é que você organize os seus gastos para começar logo, pois dessa forma será mais fácil alcançar a estabilidade financeira no futuro!

Neste artigo, conheça 10 ações para investir com menos de 100 reais!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo