🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Os Segredos da Mente Milionária: resenha do livro

O livro Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker, é um clássico. Ele não se trata de um livro técnico, mas sim comportamental.

Durante o nosso processo de socialização, somos moldados por algumas opiniões, visões e perspectivas de nossos pais, por exemplo, em relação ao dinheiro. No livro, T. Harv Eker vai abordar sobre as crenças limitantes que temos sobre o dinheiro, muitas vezes, inclusive, irracionais, e que podem fazer com que você não alcance a riqueza.

Por que você deve ler Os Segredos da Mente Milionária?

T. Harv Eker diz que, no livro, são apresentados ideias e conceitos resultantes do que viveu na carreira dele e as conquistas que ele observou na vida de seus alunos.

Logo no início ele fala que tudo se resume ao seguinte conceito: se o “modelo financeiro” que existe no seu subconsciente não estiver programado para o sucesso, nada que você aprenda, saiba ou faça terá grande importância.

T. Harv Eker era obstinado pelo sucesso. Tentou vários negócios entre os 20 e os 30 anos de idade, mas os resultados foram de fracos a péssimos.

Ele começou a notar que, apesar de seu esforço e potencial, haviam várias limitações enraizadas a respeito do dinheiro que o levava ao fracasso. Foi então que, em um certo dia, T Harv. Eker recebeu vários conselhos de um amigo da família que mudaram sua vida.

Ao colocar os conselhos em prática e reprogramar sua mente, ele alcançou a riqueza e sucesso. T Harv. Eker aprendeu muito durante sua trajetória e, todo o seu conhecimento e experiência é abordado no livro.

Quer saber o que você deve fazer para ter uma mente milionária e abandonar suas crenças limitantes? Fique com a gente no artigo, Yubber!

Modelo de dinheiro

Na parte um do livro, T Harv. Eker vai falar sobre o modelo de dinheiro, sua importância e como reprogramá-lo.

Qual é o seu modelo de dinheiro e por que ele é importante?

Talvez você já tenha notado alguns indivíduos que ganham rios de dinheiro, mas no final das contas, perdem tudo. Ter dinheiro não te faz uma pessoa rica, porque o que vai conservar e o vai fazer conquistar grandes quantidades de dinheiro é a capacidade e preparo interno.

As raízes geram os frutos

[...] se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes – quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível.

Nós seres humanos vivemos no mundo físico, mental, emocional e espiritual. Às vezes damos muita importância para o físico e esquecemos de que ele não é o único a ser levado em conta.

O mundo exterior é apenas um reflexo do mundo interior. Se as coisas não vão bem na sua vida exterior, é porque não estão indo bem na sua visa interior. E o contrário é verdadeiro.

Qual é e como se formou o seu modelo de dinheiro?

O modelo de dinheiro se constitui das informações e programações que recebemos no passado. Geralmente, temos como fonte primária nossos pais, irmãos amigos, professores. Acontece que esses condicionamentos podem ser negativos e, de forma automática, conduzem nossas vidas.

T. Harv Eker apresenta uma fórmula chamada Processo de Manifestação. Ela diz respeito à maneira como criamos a nossa realidade e riqueza.

P → S → A = R

A fórmula diz o seguinte: Pensamentos conduzem a Sentimentos. Sentimentos conduzem a Ações. Ações conduzem a Resultados.

Mas de onde vêm os seus pensamentos? Os pensamentos vêm de uma programação passada, portanto, a fórmula é ajustada da seguinte maneira:

P → P → S → A = R

A sua Programação conduz aos seus Pensamentos. Os seus Pensamentos conduzem aos Sentimentos. Os seus Sentimentos conduzem a Ações. As suas Ações conduzem os seus Resultados.

Mudando a programação, você dá o primeiro e indispensável passo para modificar os seus resultados. Se questione:

- O que você ouvia quando era criança? (Programação Verbal)

- O que você via quando era criança? (Exemplo)

- Que experiências você teve quando era criança? (Episódios Específicos)

Mesmo que você tenha todo o conhecimento e toda a qualificação do mundo, se o seu modelo não estiver programado para o sucesso, você estará condenado financeiramente.

Arquivos de riqueza

Na parte dois, o autor fala sobre 17 modos de pensar e agir que diferenciam os ricos das outras pessoas, chamados por ele de arquivos de riqueza.

Veja quais são:

  1. As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: “eu crio a minha própria vida”. Dessa forma, as pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: “na minha vida, as coisas acontecem”;
  2. As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder;
  3. As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas;
  4. As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno;
  5. As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos;
  6. As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido;
  7. As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados;
  8. As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção;
  9. Além disso, as pessoas ricas são maiores do que os seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas;
  10. As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras;
  11. As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem;
  12. As pessoas ricas pensam “Posso ter as duas coisas”. As pessoas de mentalidade pobre pensam: “Posso ter uma coisa ou outra”;
  13. As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal;
  14. O autor também pontua que as pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro;
  15. As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro;
  16. As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo;
  17. Por fim, as pessoas ricas aprendem a se aprimorarem o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.

Conclusão

T. Harv Eker apresenta uma série de ideias que induz o leitor a se auto questionar. Para que tenhamos sucesso, precisamos passar por um processo de auto avaliação minuciosa, porque muitos fatores estão onde os olhos não podem ver.

O autor, portanto, convida o leitor a se reprogramar, entendendo seu modelo de dinheiro e as causas que levaram a isso.

Para finalizar, gostaria de deixar uma frase que ele apresenta no livro, considerando como princípio de riqueza: “O segredo maior não é tentar evitar os problemas nem se esquivar ou se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade”.

E aí, Yubber, gostou da resenha? Conta aí pra gente!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo