Pump and dump: o que é e como funciona?

Esse artigo poderia ser especialmente para fãs dos clássicos filmes do mercado financeiro, pois a história que vamos contar é bem conhecida dos roteiros de filmes de Wall Street.

O mercado financeiro busca operar de forma mais livre possível, contudo existem regulações para evitar que pessoas com menos conhecimento sejam enganadas e percam dinheiro.

Uma das formas por meio da qual as pessoas podem perder dinheiro é através de uma fraude financeira, e a forma de fraude do mercado mais conhecida é o Pump and Dump.

Talvez por ser muito praticada ou por fazer parte de clássicos do cinema essa fraude ficou famosa,mas, o que importa é você conhecer essa fraude e ser capaz de evitá-la, vamos te explicar tudo.

O que é o Pump and dump

Como no cinema a história é simples, investidores com más intenções compram uma grande quantidade de um ativo que está sendo negociado por um preço bastante acessível, após estarem posicionados eles lançam notícias falsas ou convencem pessoas a espalhar que aquele ativo será a próxima grande valorização. 

Após isso o movimento é natural, muitos investidores desavisados compram o ativo e seu preço sobe com essa demanda artificial. De repente os fraudadores encerram sua posição com um lucro alto em um pequeno espaço de tempo e as vítimas percebem que o movimento da ação não foi natural, acabando tendo de vender o ativo muitas vezes por preços abaixo do que compraram.

Apesar de você já ter visto isso nos cinemas, esse é o exemplo do que é o pump and dump.

O pump and dump é uma fraude financeira que ocorre quando um ativo tem seu preço inflado (daí vem o pump) de forma artificial por manipulação de criminosos e depois são vendidas as posições (dump) deixando apenas as vítimas no prejuízo.

Esse tipo de fraude geralmente ocorre com ações de baixa liquidez e que são negociadas por preços bastante atrativos - as penny stocks que são negociadas em centavos geralmente.

Apesar dos órgãos de fiscalização ainda existem muitas pessoas que caem neste tipo de golpe pela ganância de ganhar dinheiro com uma grande valorização.

A nova modalidade de pump and dump

Com o advento das criptomoedas e as altas valorizações que esses novos ativos proporcionam, criminosos têm se aproveitado da popularização desse investimento para aplicar golpes.

Escolhem uma criptomoeda e realizam a estratégia de pump and dump através de divulgações falsas na internet que criam a demanda artificial e mudam o preço do ativo. Quando encontram a margem de segurança largam a criptomoeda e o investidor ganancioso fica com o prejuízo.

Por isso é importante que antes de aportar em qualquer ativo o investidor pesquise bem seu histórico e desempenho e não se oriente por “dicas quentes” ou pela "próxima grande valorização”, invista no que você consegue compreender e busque informações especializadas.

A melhor forma de se prevenir de fraudes como o pump and dump é através do conhecimento, explore a vontade nosso buscador e nossa seção educativa para ter a segurança na hora de aportar suas economias. 

O Yubb te ajuda a investir melhor sem você virar parte de um filme de Hollywood que não tem um final feliz.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo