O que é magic number no mercado financeiro?

A busca pelo aumento do capital é o que traz muita gente para a bolsa de valores, independente de qual seja sua estratégia o que todos querem é que seu dinheiro se multiplique! 

As principais estratégias utilizadas por investidores de médio e longo prazo focam no recebimento de proventos como forma de renda passiva para viver de renda. 

Esse acúmulo de capital com o passar do tempo e a atividade de juros compostos é o responsável pela “mágica” do investimento na bolsa de valores. Para compreender bem essa estratégia é importante conhecer o conceito de magic number e como ele pode impactar os seus investimentos.

  • O que é magic number?
  • Como calcular o magic number?
  • Magic number e como viver de renda

O que é magic number?

Magic number é um conceito difundido pelo educador financeiro e investidor Thiago Nigro. O magic number está ligado a busca por viver de renda, ou seja receber uma renda sem empregar força de trabalho para isso.

O magic number é basicamente o momento em que você possui uma quantidade de ativos que te geram renda passiva suficiente para que somente com os rendimentos recebidos você consiga comprar uma nova cota desse ativo e assim gerar um ciclo de aumento de capital. 

Ih, complicou? Calma, continue lendo que vamos facilitar para você.

O Magic number tem por objetivo escalar de forma exponencial o seu rendimento dos investimentos, isso vale para fundos imobiliários e ações pagadoras de dividendos.

Como calcular o magic number?

Para calcular o magic number é preciso seguir algumas etapas:

Primeiramente você vai precisar escolher o ativo que você pretende investir, sendo ações ou fundos imobiliários, o objetivo deve ser escolher um bom pagador de dividendos.

Ao escolher esse ativo você deve pegar o preço do ativo e dividir pelo valor médio pago em dividendos: 

Magic number = Preço do ativo / Valor do dividendo

Esse número encontrado é a quantidade de ativos que você precisa ter para que o rendimento desse ativo compre mais uma ação ou cota, isso com o tempo e aportes constantes diminui o prazo necessário para se viver de renda.

Esse efeito é conhecido como efeito bola de neve, pois quanto mais investe, mais tem dinheiro a investir (que foi recebido em proventos) e mais rápido aumentará seu patrimônio.

Magic number e como viver de renda

O magic number é essencial na estratégia para viver de renda passiva, para formular essa estratégia devemos saber primeiramente qual é a renda mensal desejada. Esse valor vai variar conforme o custo de vida da pessoa. Quanto maior a renda esperada, maior deve ser o valor aplicado para receber esse valor em dividendos.

O cálculo para saber qual o valor que você deve ter aplicado para viver de renda vai utilizar o magic number como base para a construção do patrimônio, basta você multiplicar o seu magic number pelo seu custo de vida esperado. 

Esse cálculo entrega aproximadamente o valor que você deve ter investido para receber em dividendos o seu custo de vida.

Lembrando que no caso de ações como os dividendos não são pagos necessariamente mensalmente, você deve adequar o cálculo de sua renda mensal, para a periodicidade de pagamentos de dividendos da empresa do qual é acionista.


E ai? Já calculou seu magic number? E o quanto você precisa investir para viver de renda passiva? O planejamento é essencial para alcançar seus objetivos, conte com os conteúdos do Yubb para te ajudar a viver de investimentos!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo