O que é CETIP?

Quem já investiu alguma vez na vida é muito provável que já tenha feito o uso de algum serviço da CETIP ou já viu essa sigla em algum informativo.

A Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados (CETIP) é uma empresa que faz parte do mercado financeira e é muito importante para o seu bom funcionamento.

Os principais ativos vinculados a CETIP são os de renda fixa, mas hoje ela já está consolidada no serviço relacionado a outros ativos. Continue lendo e conheça mais sobre a CETIP!

Neste artigo veremos:

  • O que é a CETIP?
  • Funções da CETIP

O que é a CETIP?

CETIP ou Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados (CETIP) é uma câmara de liquidação do mercado brasileiro. Ou seja, a CETIP realiza processamento, registro, custódia e liquidação de títulos privados.

Antes da criação da CETIP as negociações de títulos privados eram realizadas de forma bastante manual de forma nem um pouco eficaz, com emissão física de títulos e liquidação através de cheques.

A modernização dessas operações só foi possível através da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados que garantiu a segurança e praticidade dos procedimentos.

A CETIP é uma empresa privada, criada em 1986. Em 2008 a empresa se tornou uma sociedade anônima e em 2017 foi incorporada pela B3 - a bolsa de valores brasileira. 

A regulamentação da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados é realizada pela CVM e pelo Banco Central.

O principal objetivo da CETIP é garantir a segurança e eficiência das operações de ativos privados.

Funções da CETIP

Custódia de Mercado 

A CETIP é responsável pela custódia de ativos de renda fixa em geral, sejam CDBs, Debêntures ou títulos de dívida agrícola.

Isso é importante pois seu trabalho que gera a segurança ao investidor de que o ativo comprado estará em seu poder quando solicitado.

O registro das operações de Mercado são realizados na CETIP, as corretoras somente enviam as ordens de forma que estando tudo centralizado o investidor possui transparência e proteção dos seus ativos.

Taxa DI

Outra função da CETIP que impacta diretamente seus investimentos é que ela é a responsável por mensurar e divulgar o valor da taxa DI que todos nós conhecemos através dos investimentos relacionados ao CDI. Isso ocorre pois tendo em vista que a CETIP realiza o registro das operações financeiras, ela realiza também os registros dos títulos de CDI negociados pelos bancos.

Processamento de TEDs e DOCs

A CETIP também é responsável pelo registro e operação das transferências entre bancos, isso mesmo, quando você faz uma transferência entre bancos diferentes quem garante que a operação seja realizada de forma correta entre os bancos é a CETIP. Isso mostra o impacto dessa instituição na vida cotidiana dos brasileiros.

Agora que você já conheceu a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados (CETIP) e entende o quanto essa instituição é importante para o mercado financeiro como um todo.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo