🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

O que é o preço teto de uma ação?

Você com certeza já ouviu pessoas do mercado falando que uma ação está cara ou barata. O Valuation de empresas permite você mensurar qual deve ser o preço justo aproximado das ações da empresa.

Esse não é um cálculo simples mas pode ser a chave para grandes rentabilidades e aumento expressivo do seu patrimônio.

Tão importante quanto compreender os fundamentos que definem se uma empresa é boa ou ruim para se investir está na hora de escolher o preço de comprar aquela ação.

Como o mercado financeiro possui volatilidade, as mudanças de preços podem apresentar grandes oportunidades de comprar ações que sofrerão valorizações e irão te possibilitar multiplicar seu capital.

Para que você saiba quando vale a pena comprar uma ação que ainda tem espaço para te fazer ganhar dinheiro deve definir o preço teto. 

O Yubb vai te explicar neste artigo tudo sobre o conceito de preço teto de uma ação!

Afinal, o que é preço teto?

Preço teto é o preço máximo de compra de uma ação tendo em vista uma análise feita anteriormente para definir seu potencial de retorno.

Ou seja, na hora de fazer seu aporte a ação escolhida deve estar precificada abaixo do preço teto.

Essa nomenclatura é muito comum em relatórios de casas de análise em que um analista CNPI faz a análise de uma ação e indica qual seria o valor de entrada (compra da ação) e a meta de ganhos. 

Tendo em vista a análise da ação é possível inferir qual seria o valor máximo para a entrada, ou seja, se a ação estiver abaixo do preço teto você deve comprar.

Preço teto x preço justo x preço alvo

Devido a volatilidade do mercado é comum que os preços de ações variem ao longo do tempo, ainda que a ação possua bons fundamentos que não estejam sendo questionados ou que exista expectativa de crescimento.

O preço teto é o limite que te permite definir esse momento de entrada pois, se o preço da ação estiver acima do preço teto, pode significar que suas margens de lucro nesta operação podem ser reduzidas.

Quem já realizou a entrada na ação e não pretende aportar mais não deve se preocupar com o preço teto, agora é bom focar no preço alvo - que é a meta de preço estipulada para a ação e que sinaliza a venda (saída) da operação.

Há ainda o preço justo que é outro conceito relacionado ao valuation de ações e que tem por objetivo definir o preço que uma ação de uma empresa “realmente vale”.

Preço justo e preço teto se diferem pois o preço teto pode ser algo momentâneo, que pode variar conforme a operação e estratégia. Já o preço justo é vinculado principalmente nos fundamentos da empresa. 

O preço teto então pode estar abaixo do preço justo quando se espera uma valorização da ação, ou ainda acima do preço justo caso a ação esteja sendo precificada pelo mercado de forma bastante otimista. 

O ideal é que você conheça esse conceito para entender indicações de investimentos e inclusive montar sua estratégia ao analisar uma empresa.

No Yubb temos muito conteúdo sobre estudos de empresas e ações que te ajudarão a não ficar preso somente em indicações mas possibilitar que você tenha controle dos seus investimentos.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo