É melhor investir em ações preferenciais ou ordinárias?

Para os pequenos investidores, as ações preferenciais podem apresentar melhores índices de rentabilidade porque elas contam com a prioridade na participação dos lucros da empresa. No entanto, é importante lembrar que não existe um tipo perfeito de investimento para todas as pessoas, ou seja, cada caso é um caso.

Algumas ações preferenciais podem ter direito ao voto – que é uma das principais características das ações ordinárias. Em contrapartida, esse tipo de papel possui exigibilidade das empresas. Isso permite a recompra das ações pela detentora a qualquer momento por qualquer motivo. Portanto, antes de decidir qual é a melhor para sua carteira, é essencial conhecer quais os atributos de cada modalidade.

O que são ações ordinárias? 

Ações ordinárias (ON) são aquelas que dão direito de voto ao investidor que as possui. Geralmente são negociadas com terminação 3, e são recomendadas para quem busca influência nas assembleias deliberativas da empresa. Ainda assim, para que isso aconteça, é necessário um volume grande de títulos desse tipo.

As empresas que entram na listagem do Mercado Novo (companhias do mais alto nível de governança) possuem somente ações desse tipo.

O que são ações preferenciais?

Ações Preferenciais (PN) são aquelas que garantem prioridade de pagamentos aos seus investidores. Normalmente são negociadas com final 4 e são destinadas a operações de Swing Trade ou Buy and Hold.

Apesar de possuírem a desvantagem de exigibilidade, esse tipo de ação pode ser mais vantajoso quando o assunto é rentabilidade. Isso porque nesta modalidade, os seus acionistas terão prioridade nas ordens de pagamento quando houver distribuição de lucros ou, em caso de falência, o recebimento de valores referentes à liquidação da companhia.

Além disso, algumas empresas possibilitam em seus estatutos que os investidores dessa categoria possam participar das votações das assembleias. Para isso, é importante conhecer o estatuto da companhia.

O que são as ações units?

Units são conjuntos de ativos que possuem ações ordinárias e ações preferenciais. É uma excelente alternativa para quem busca diversificação e liquidez.

Qual das três categorias de ações possuem maior liquidez?

Embora apareçam em menor quantidade no mercado, as Units são mais fáceis de serem negociadas. Em contrapartida, as ON são as que possuem menor liquidez. No meio termo da liquidez, as ações preferenciais possuem o maior volume de negociação.

Quais ações possuem Tag along?

O tag along é uma garantia de todas as ações que têm direito ao voto. Portanto, todas as ações ordinárias e algumas preferenciais contam com esse benefício de proteção aos pequenos investidores.

Criado em 2001, esse termo diz respeito a um dispositivo legal da Lei das Sociedades Anônimas que resguarda o investidor quando a empresa é comprada por um membro majoritário. O regulamento exige que esses novos compradores façam ofertas de no mínimo 80% do valor pago pelos acionistas minoritários.

Essa garantia não é válida para ações que não têm direito ao voto. Voluntariamente, algumas empresas exigem o pagamento um pouco maior do que é estabelecido por lei – podendo chegar a 100%.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo