🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Carteira recomendada de ações: vale a pena seguir?

Se você já investe, ou quer começar a investir no mercado de capitais, sabe que diversas instituições oferecem carteiras recomendadas. Mas será que isso vale a pena?

Pensando nisso, preparamos esse material com algumas informações sobre carteiras recomendadas. Continue a leitura desse artigo, e descubra quais as vantagens e desvantagens que elas podem oferecer!

O que é uma carteira recomendada?

Como o nome diz, trata-se de uma seleção de ativos elaborada por bancos, corretoras ou empresas de análises independente. Esses títulos são escolhidos a partir da análise e recomendação de profissionais especializados em investimentos.

Para poder fazer essas indicações, esses analistas são certificados por órgãos competentes, e essas certificações devem, periodicamente, ser renovadas.

Normalmente, essas carteiras são acompanhadas de análises do mercado e dos investimentos selecionados. Além disso, trazem relatórios que justificam a escolha dos ativos.

Vale a pena investir em uma carteira recomendada?

Essa é uma pergunta que divide opiniões entre investidores e analistas. Vejamos algumas vantagens e desvantagens:

Vantagens

Seleção dos ativos

A primeira vantagem diz respeito à seleção dos ativos.

Como vimos, os títulos que compõem as carteiras recomendadas são escolhidos por profissionais qualificados. Isso dá segurança principalmente a quem não conhece ou não está habituado a investir no mercado de capitais. E, mesmo que o investidor já seja experiente, ele pode não ter tempo para analisar os investimentos e montar a sua carteira. Nesse caso, a carteira recomendada também pode ser uma boa alternativa.

Acompanhamento profissional da carteira

Outra vantagem é o monitoramento constante realizado por esses analistas. Isso porque não basta escolher bons ativos; é necessário também acompanhar como o seu desempenho evolui no decorrer do tempo. Dessa forma, caso algum deles não esteja performando bem, pode ser substituído em tempo hábil, antes que gere perdas à carteira.

Potencial redução do risco da carteira

Por fim, vale falar na redução de risco que, em tese, uma carteira recomendada proporciona. Uma vez que a seleção dos ativos é feita e acompanhada por profissionais qualificados, eles tendem a apresentar maior qualidade. Logo, teoricamente, o risco do investimento passa a ser menor.

Desvantagens

Por outro lado, há quem aponte desvantagens nas carteiras recomendadas. Vejamos algumas delas:

Conflitos de interesses

A primeira delas diz respeito a possíveis conflitos de interesses em relação às instituições financeiras. Isso porque os bancos e corretoras ganham com as taxas de corretagem cobradas nas operações. Logo, pode ser que, eventualmente, não sejam oferecidos os melhores investimentos para os clientes, mas sim aqueles que geram mais taxas.

Ativos sem espaço para valorização

Outro ponto importante também é sobre o valor dos ativos. Nesse sentido, alguns investimentos recomendados já podem estar bem precificados no mercado. Logo, poderá não existir muito espaço para valorização, ao menos no curto prazo.

E você, já investe ou pensou em investir em carteiras recomendadas? Se sim, qual a sua experiência com esse serviço? Mande a sua opinião ou pergunta sobre o assunto, que lhe responderemos!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo