Ponto de Inflexão: resenha do livro

Observar as experiências de pessoas de sucesso pode ser um  fator crucial para nos ajudar em nossas próprias decisões.

Saber tomar decisões é uma habilidade essencial no mundo moderno em que temos uma infinidade de opções na maior parte das áreas da nossa vida.

Decidir é muitas vezes uma das maiores dificuldades rumo ao sucesso, algumas vezes temos boas oportunidades em mãos e nossa incapacidade de decidir - ou de decidir mal acaba por arruinar nossa escalada.

O autor: Flávio Augusto

O autor Flávio Augusto é considerado um dos maiores empreendedores brasileiros do século XXI. Flávio Augusto foi o fundador da WiseUp escola de idiomas.

Quando fundou a escola ele era um jovem de classe média baixa e para investir no empreendimento ele só tinha R$ 20 mil reais que era o valor do cheque especial.

Após uma caminhada de luta e sucesso ele vendeu a escola de idiomas por R$ 877 milhões.

Mais tarde recomprou a escola e possui hoje ainda o clube de futebol Orlando City nos Estados Unidos e projetos de educação para empreendedores.

Sobre o livro Ponto de Inflexão

O livro Ponto de Inflexão trata de como o momento de grandes decisões impactam o sucesso das pessoas a partir das principais decisões que Flávio Augusto teve de tomar ao longo da vida. O livro é curto e de fácil leitura.

Flávio utiliza de sua própria história como exemplo de como esses momentos podem abalar nossa confiança e de como é importante escolher com prudência.

Apesar de focar nas grandes decisões o livro cita que a todo momento estamos decidindo nas mais variadas situações e que essas pequenas decisões também são importantes para formar nossa trajetória.

O ponto de inflexão é o momento em que uma decisão que tomamos pode fazer nossa vida pode mudar totalmente de rumo. 

O autor aborda a temática com foco na sua carreira empreendedora todavia seus ensinamentos podem ser aplicados em diversas situações de “pontos de inflexão” da nossa vida e carreira - principalmente ao investir.

Os 10 pontos de inflexão dispostos no livro com bastantes detalhes apresentam a reflexão do autor à época do fato e após o ocorrido.

Lições do livro Ponto de Inflexão

O livro Ponto de Inflexão de Flávio Augusto é cheio de lições sobre decisões e seus impactos:

Algumas decisões do dia a dia podem mudar nossa vida

Uma das lições importantes diz respeito à necessidade de observar nossas decisões do dia a dia, pois algumas ainda que pareçam menores que outras podem determinar mudanças com impactos maiores lá na frente.

Quando erramos quem está do nosso lado também paga o preço

Em uma dos pontos de inflexão de sua história Flávio Augusto ao decidir realizar demissões em sua empresa após um evento reflete sobre como um erro nosso impacta outras pessoas. Isso não diz somente respeito a erros, mas a escolhas. Na nossa vida muitas vezes envolvemos outras pessoas no nosso trabalho, investimentos e principalmente em nossa vida pessoal de forma que ao decidir devemos levar em consideração também o impacto na vida de quem nos cerca.

Estabilidade não existe, crises são oportunidades

Outra lição muito importante diz respeito ao perfil do próprio Flávio que considera que estabilidade é algo que não existe, dentre um dos motivos para isso estariam nossas próprias decisões que mudam nossa vida. 

Ainda em outro momento o autor decide recomprar seu empreendimento inicial que está passando por um momento ruim na mãos dos novos controladores. Ele faz a compra por um valor bastante inferior ao que recebeu anos atrás, um investimento arriscado mas que se aproveitou do momento para tornar lucros possíveis.

Esse tempo de ação também é citado como algo importante para a decisão nos pontos de inflexão e que fará a diferença em como isso impacta nos resultados.

O autor realça a importância de sair da zona de conforto nesses momentos e se arriscar em novos desafios seja para aprender seja para buscar resultados melhores.

As lições do livro Ponto de Inflexão são importantíssimas para avaliarmos tomadas de decisão. Esperamos que consiga aplicar o pouco que trouxemos para sua vida e seus investimentos. 

Para mais resenhas e outros conteúdos de investimentos acesse nossa seção de artigos!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo