XP Investimentos

Compartilhar

A XP Investimentos é a maior corretora de investimentos e o maior grupo de investimentos do Brasil. A empresa inovou no modelo de agentes autônomos para oferecer investimentos para os brasileiros por meio da internet, criando um verdadeiro “shopping de investimentos online”. Atualmente, a XP oferece todos os investimentos existentes no Brasil, incluindo Tesouro Direto, renda fixa, renda variável, fundos de investimento, previdência, seguros e até bitcoin. Possui mais de 500 mil clientes. Em 2017, 49% da XP Investimentos foram comprados pelo Banco Itaú Unibanco. Foi fundada em 2001 por Guilherme Benchimol.

Compartilhar

A XP Investimentos

A XP Investimentos foi fundada por Guilherme Benchimol e Marcelo Maisonnave em uma pequena sala em Porto Alegre em 2001. Guilherme acabara de sair de uma corretora no Rio de Janeiro chamada InvestShop e passou a trabalhar em uma pequena corretora em Porto Alegre chamada Diferencial. A proposta da XP Investimentos foi a da criação de um verdadeiro "shopping" de produtos e serviços de investimentos, de forma que o investidor possa encontrar diversos investimentos emitidos por diferentes instituições do mercado: desde os títulos do Tesouro Direto até sofisticados investimentos de renda variável (incluindo ações), passando pela renda fixa.

Para acelerar o seu crescimento, a XP Investimentos focou em contratar agentes autônomos de investimentos, profissionais autorizados a oferecer produtos e serviços de investimentos da corretora para os seus próprios clientes. Atualmente, a XP Investimentos tem cerca de 3.000 agentes autônomos de investimentos.

Aliado ao seu grande crescimento, a XP Investimentos fez a aquisição de outras corretoras. Em 2007, comprou a corretora America Invest, e mais recentemente adquiriu a Clear e a Rico corretora.

Em maio de 2017, ao se preparar para abrir o seu capital no mercado e se tornar um novo banco, a XP Investimentos recebeu a proposta de vender parte da empresa para o Itaú Unibanco. A operação foi concretizada em 11 de maio de 2017 e resultou na venda de 49,9% da XP Investimentos para o Itaú Unibanco.

Com a venda para o Itaú Unibanco, a XP Investimentos garante que não se tornará vinculada a distribuir somente os produtos e serviços de investimentos do Itaú Unibanco e que quer se tornar líder do país até 2022.

Você pode ver mais informações e conhecer a história completa da XP Investimentos no post que fizemos no nosso blog.

Detalhes

Fundação2001
Número de clientesMais de 400 mil
Patrimônio sob gestãoMais de R$ 65 bilhões
Equipe totalMais de 500 pessoas
Estrutura da sociedadeVendida parcialmente para o Itaú Unibando em 2017
Principal diferencialGrande variedade de produtos e serviços financeiros
Principais executivosGuilherme Benchimol, Guilherme Leal e Zeina Latif
LocalizaçãoSão Paulo, SP
Possui o selo CETIP Certifica?Sim