Nexoos

A Nexoos é uma fintech que usa o modelo P2P (peer-to-peer lending). Isso significa que é uma empresa que conecta empresas que precisam de crédito com investidores que buscam opções alternativas para aplicar o dinheiro. Criada em 2015, o objetivo da Nexoos é facilitar o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas. Do outro lado, é uma plataforma que oferece a oportunidade para investidores ajudarem o crescimento dessas empresas.

Conhece alguém que investe ou quer investir por essa empresa? Compartilhe!

Como é investir pelo(a) Nexoos?

As avaliações das empresas já foram melhores. Os indicadores sao bons, mas não substitui a avaliação qualitativa como era feita antes, com a descrição dos principais pontos de atenção e os motivos da aprovação/ atribuição daquele score.
Apesar de promissora a ideia do P2P só funciona quando há uma boa análise das empresas, uma transparencia da plataforma e uma porcentagem reduzida de inadimplencia. Minha carteira com a nexoos está ok, provavelmente irá render algo proximo do CDI, mas tive empresas q...

Detalhes das avaliações

70 avaliações

Média geral

4.1571428571428571

Os investidores recomendariam o(a) Nexoos?

ImprovávelProvavelmenteCertamente

Você já investiu pelo(a) Nexoos? Deixe sua avaliação e ajude outras pessoas.

  • Qual a facilidade em abrir uma conta?
    4,61
  • Qual a facilidade em usar a plataforma?
    4,36
  • Qual a facilidade em fazer um investimento?
    4,01
  • Qual a sua avaliação do atendimento em geral?
    4,11
  • Os investimentos dessa empresa atendem às suas necessidades?
    3,84
  • Como você classificaria as rentabilidades dos investimentos?
    4,11
  • Como são os custos e taxas praticados por essa empresa?
    4,21
  • Qual a probabilidade de você voltar a investir por essa empresa?
    3,99

Pessoas que viram o(a) Nexoos também viram as empresas abaixo

Veja o que os investidores acham do(a) Nexoos

Comentários

b.lhá 11 meses
3 pessoas marcaram como útil

As avaliações das empresas já foram melhores. Os indicadores sao bons, mas não substitui a avaliação qualitativa como era feita antes, com a descrição dos principais pontos de atenção e os motivos da aprovação/ atribuição daquele score.

F.Mhá 7 meses
2 pessoas marcaram como útil

Apesar de promissora a ideia do P2P só funciona quando há uma boa análise das empresas, uma transparencia da plataforma e uma porcentagem reduzida de inadimplencia. Minha carteira com a nexoos está ok, provavelmente irá render algo proximo do CDI, mas tive empresas que não pagaram sequer a primeira parcela, e a nexoos é muito falha na comunicação com o cliente.

M.Mhá 3 meses
Uma pessoa marcou como útil

O site e o negócio são bons e parecem melhorar com o tempo. Mas há dois problemas minam MUITO a credibilidade do negócio: (1) que a rentabilidade anunciada NUNCA bate com a rentabilidade efetiva que vemos de um produto tradicional (CBD, debentures, por exemplo) porque a Nexoos deposita/devolve o dinheiro todo o mês para o investidor e não no vencimento; logo; fica difícil a comparação com investimentos tradicionais. Fiz um exercício uma vez só pra me certificar com um dos meus investimentos que venceram e percebi que, apesar da taxa anunciada (TIR) de 21%, a taxa efetiva que recebi (líquida de impostos e etc) foi de quase 11%! É uma diferença significativa e claramente a Nexoos poderia se esforçar mais pra evidenciar essa diferença pro investidor. Ainda bate o CDI, mas é um fator de confusão (assumindo que não seja intencional)... (2) a inadimplência é alta. Tenho mais de 20 investimentos e 3 deles simplesmente pararam de pagar, tá em processo e, basicamente, já era e as novidades que temos é do tipo ¨nada novo, aguardando processo¨ e aí vc pesquisa as empresas e parecem meio sites fakes, nao atualizados há mais de ano ou telefones que ninguém atende. Daí deixa em dúvida a credibilidade dos empréstimos feitos. Depois que fiz as contas certinhas dos investimentos e vi a inadimplência aumentar, parei de investir em definitivo. Só estou esperando meus investimentos terminarem

A.Mhá 11 meses
Uma pessoa marcou como útil

Poderiam ampliar os bancos para possibilidade de isenção da cobrança de TED ou aceitar o cadastro de contas poupança nos bancos já conveniados, pois a tarifa de 1 TED por mês para cada empresa investida pesa muito na rentabilidade.

Faça sua avaliação e ajude outras pessoas!
Avaliar
M.Nhá 10 meses
Marcar como útil

Uma ótima opção para buscar rendimentos maiores assumindo risco calculado, confio na análise de credito feita e na capacidade da Nexoos me representar no caso de inadimplência o que graças a deus não tive em minha carteira e mesmo assim se ocorresse tudo bem já que receberei a multa e correção.

C.Mhá 11 meses
Marcar como útil

O melhor de investir na Nexoos com certeza é o atendimento personalizado.

R.Bhá 11 meses
Marcar como útil

A experiência está sendo muito boa. O que mais gosto é a rentabilidade. O único problema é que as oportunidades acabam rápido.

M.Hhá 11 meses
Marcar como útil

Fácil de operar e disponibilidade dos operadores para resolver dúvidas. Creio que seria possível criar tabelas de investimentos realizados com mais informações, que é um problema para quem realiza mais operações. Do jeito que está organizado, são necessários muitos cliques para obter as informações Além disso, há inconsistências em informaões que podem gerar dúvidas. Exemplo: ao se realizar mais de uma operação, no momento da transferência em conjunto dos recursos para a NEXOOS, consta uma informação sugerindo que apenas parte do dinheiro foi transferido.

P.Bhá 11 meses
Marcar como útil

Fornecer material explicativos para aprendermos a analisar as empresas, ou apresentar de forma mais simples os riscos que determinada empresa oferece.

A.Nhá 11 meses
Marcar como útil

1. Mesmo confiando que a equipe avaliadora das empresas tomadoras de empréstimo é competente, a credibilidade seria maior se a Nexoos compartilhasse os riscos dos investidores, isto é, se ela deixasse de reter de imediato 100% de sua comissão e também recebesse mensalmente por seus serviços; 2. Em caso de descumprimento de prazo por parte de empresa tomadora de empréstimo, a Nexoos deve não apenas abordar continuamente a devedora como deixar atualizado para o investidor o andamento dessa abordagem (uma das empresas em que investi atrasou alguns dias, e o acompanhamento para o investidor não foi 100% atualizado, embora permanente a maior parte do período de atraso).

Faça sua avaliação e ajude outras pessoas!
Avaliar
A.Khá 11 meses
Marcar como útil

Gosto da frequência com que as rodadas de investimentos são abertas e da facilidade de investir.

H.Dhá 11 meses
Marcar como útil

Fiz alguns investimentos empolgando com a rentabilidade e facilidade que a plataforma oferece, porém estou frustrado em assumir o risco de calote sozinho. Uma empresa não pagou e estou no prejuízo.

C.Shá 11 meses
Marcar como útil

A data de pagamento é de quando a empresa deve pagar a Nexoos e não de quando a Nexoos deve pagar o investidor. Não há homogeneidade de quando o pagamento é repassado para o investidor. Às vezes é no dia seguinte ao pagamento da empresa para o Nexoos, na maioria demora 2 dias, mas já chegou a demorar 3 dias úteis para o repagamento.

C.Mhá 11 meses
Marcar como útil

Não tive nenhum problema sério

R.Thá 11 meses
Marcar como útil

O processo de investimento é simples e fácil de ser operado. Os demonstrativos para acompanhamento são muito bons e claros também mas gosto de baixar o arquivo em excel para fazer acompanhamento. O retorno é transferido para a minha conta da forma combinada. A grande maioria das empresas está com o pagamento em dia, mas a quantidade de empresas com atraso de pagamento ficou maior do que a minha estimativa e por isso não reinvesti o retorno nos últimos meses. Algumas empresas estão sendo acionadas judicialmente e queria entender melhor como essas ações irão evoluir. Em um desses casos a Nexoos fez um acordo extrajudicial com novas datas de pagamento (acho que ficou ótimo). Pretendo esperar a definição de pelo menos uns dois casos antes de voltar a reinvestir. Por outro lado, devo continuar avaliando a lista de oportunidades para tentar aportar em empresas que apresentem menor probabilidade de atrasar pagamentos, seja pelo tipo de negócio, capacidade de faturamento ou nível de endividamento, além de considerar a classificação de risco (A,B,C,D) que a Nexoos disponibiliza.

A.Shá 11 meses
Marcar como útil

Há um risco relativamente alto no investimento devido a possível inadimplência. Não sei até que ponto é possível melhorar isso, mas é um dos pontos que me incomoda. Outro ponto que incomoda é a baixa liquidez do investimento.

R.Whá 11 meses
Marcar como útil

Setor de cobranças é bom. Estão tentando ver o lado do investidor também (recentemente aumentaram as taxas novamente). Mas os dados do investimento pioraram muito - dados errados, gráficos de outras empresas, poucas informações (bem menos texto do que antes). No motivo do empréstimo, antes as empresas explicavam melhor o porquê estavam pedindo empréstimo.

M.Mhá 11 meses
Marcar como útil

Poderiam ter a isenção da cobrança da taxa de resgate, pois hoje já existem várias instituições financeiras que fazem TED gratuitos. Há também o fato de somente ter isenção para contas do Itaú. Dica seria criar um app para acompanhar os investimentos.

L.Zhá 11 meses
Marcar como útil

Precisa de aplicativo URGENTE

F.Jhá 11 meses
Marcar como útil

tudo rapido e seguro

O.Ihá 11 meses
Marcar como útil

A experiência está sendo muito boa, nunca tive problemas em receber os pagamentos e sempre indico para as pessoas com quem converso

V.Fhá 11 meses
Marcar como útil

Poderia melhorar as informações para que os investidores possam evitar as empresas mal pagadoras e assim podermos investir ainda mais e todos saem ganhando

F.Shá 11 meses
Marcar como útil

Sim, já encontrei dois bugs no site muito sérios. O primeiro estava apresentando dados da empresa Y sendo que era a empresa X (percebi que os dados das duas estavam iguais). Outro bug é que segundo eles tem arredondamento dos valores no sistema e o valor que aparece no site diverge do recebido em conta. Investimento é muito sensível para se ter esse tipo de "problema" técnico. Eu gosto da rentabilidade e a possibilidade de analisar as empresas, acho que voce acaba aprendendo bastante. Nao gosto de varios pontos atualmente. Com o aumento da oferta de investidores eu senti que diminuiram os critérios para empresas entrarem e estou tendo muitas empresas inadimplentes. Estou muito receoso de continuar a investir e estou aguardando a solucao da primeira acao judicial para ver se vou ter o dinheiro de volta para saber se continuarei na plataforma. Não gosto tambem do minimo ser RS2000. Acho que poderiam diminuir esse valor para que pudessemos pulverizar mais os investimentos e diminuir o prejuizo em caso de inadimplentes. Talvez colocar as empresas com risco mais elevado desse jeito, ou fazer "grupo" de empresas. Tambem acho que eles deviam levar mais a serio a descricao da empresa e elaborar mais o motivo do emprestimo.

L.Bhá 11 meses
Marcar como útil

O atendimento é ótimo e a plataforma exala modernidade. Mas isso pesa justamente no momento de ser mais "conservador', mostrando medidas efetivas de recuperação de crédito e cobrança dos investimentos.

V.Ahá 11 meses
Marcar como útil

A plataforma precisa melhorar no relacionamento após o investimento. Não existe comunicação sobre pagamentos agendados, status dos pagamentos, transferências etc. Acompanhar a carteria demanda tempo e os níveis de débito dos tomadores de empréstimo são altos.

V.Rhá 11 meses
Marcar como útil

Acredito que os horários de negociação deveriam ter uma maior extratificação. Hoje o investidor Bronze e o Gold praticamente não tem diferenciação alguma. Deveriam ter horários diferentes para cada faixa. Sugiro que o período de avaliação das empresas deveria iniciar bem mais cedo em relação ao que é hoje. Permitindo melhor análise dos investidores.

D.Khá 11 meses
Marcar como útil

Diversas vezes ja tive problema em conseguir finalizar um investimento. Sempre opero as 21:00 em ponto. O sistema fica lento e acabam me direcionando para lista de espera. O demonstrativo das parcelas do contrato necessita ser melhorado, valor liquido nao confere com valor depositado na conta do investidor. Quando ocorrem pagamentos em atraso o valor de IR e juros/multa nao confere com o demonstrado.

L.Fhá 11 meses
Marcar como útil

Não entendo porque parcela de multa e mora relativa a atraso no pagamento é paga somente ao final da operação.

l.fhá 11 meses
Marcar como útil

Não é facil conseguir investir nas empresas de alto risco, o valor costuma ser baixo portanto aberto para poucos investidores, que imagino eu, muito provavelmente tem uma classificação muito alta e conseguem acessar a plataforma sempre antes de nós bronze.

G.Mhá 11 meses
Marcar como útil

Por enquanto foi tudo bem. Nenhuma empresa pra qual emprestei dinheiro foi inadimplente. O problema é a taxa de retorno. Eles prometem uma e entregam outra. É bem frustante e você se sente enganado.

L.Mhá 11 meses
Marcar como útil

A empresa apresenta boa estrutura para se investir, mas para quem tem um capital pequeno, fica dificil relizar o primeiro investimento, tendo em vista valor inicial "R$ 6.000 para os três aportes"! A nexoos seria rever este valor de aporte inicial.

E.Ohá 11 meses
Marcar como útil

Tive um pouco de dificuldade no comeco pq tinha conta basic, mas depois foi tranquilo.

B.Mhá 11 meses
Marcar como útil

Poderiam retirar a taxa do TED pois como o retorno é mensal e baixo, o valor do ted impacta diretamente na rentabilidade. Sugestão de tentar ter contas nos maiores bancos para fazer via transferência e não ted

J.Chá 11 meses
Marcar como útil

A iniciativa é genial, porquanto aproxima a pessoa física das empresas em prol de benefícios mútuos. A rentabilidade é ótima, porém a taxa de inadimplencia também. Apesar de parecer óbvio, não há uma relação direta entre risco/retorno. Há empresas com rentabilidades acima de 40% a.a. pagando sua dívida em dia, enquanto empresas com taxas ao redor de 20%a.a. estão inadimplentes. O processo de cobrança judicial/extraj. é relativamente moroso, e possibilidade de não recuperar o capital investido (face ao calote da empresa tomadora) faz o investidor tornar-se mais cauteloso em investir novamente nesta categoria de investimento. É realmente necessário otimizar o sistema de verificação das empresas que entrarão no circuito, principalmente com relação à índole, ética, caráter. Há empresas que tomam emprestimo e não pagam sequer a 1ª parcela, o que leva ao questionamento sobre as intenções da empresa. Esta, por sua vez acolhida pela Nexoos, torna a fintech co-responsavel. Logicamente, o investidor deve saber dos riscos a que o sistema está exposto. Porém tudo é plausível de melhorias, e ao meu ver é nisso que a Nexoos deveria dar prioridade para crescer sustentável e saudável.

B.Dhá 11 meses
Marcar como útil

A cobrança de R$4,00 por mês por investimento a título de TED é muito alta e corroía boa parte do lucro, o que me forçou a abrir uma conta no Itaú para este fim.

G.Zhá 11 meses
Marcar como útil

è uma plataforma boa e facil de usar, com taxas boas, mas com alto custo principalmente de TED, poderiam fazer a conta como se fosse uma conta corrente com poupança. Poderia deixar o dinheiro lá parado rendendo um pouco a mais, e fazer o saque quando quisesse ou deixava la para reinvestir em alguma outra empresa.

J.dhá 11 meses
Marcar como útil

Gostei do modelo de negócio e da missão da empresa. Entretanto, de quando eu entrei para agora achei que a objetividade que buscaram dar as análises deixou o processo "preguiçoso". A empresa faz pesquisas bacanas, mas não suficientes para que o rating reflita a verdade sobre o investimento. Ainda não indico aos meus amigos por não confiar 100% na credibilidade das empresas que são colocadas nos portfólios, mas eu voltaria a arriscar com menos dinheiro que das outras vezes.