Podcast YUBB4 - Episódio #25: Nubank, Easynvest, XP, Rico e as taxas para investir

Nubank comprou a Easynvest. Rico zerou todas as taxas para o investidor. XP reduziu suas taxas. O que está acontecendo com as corretoras?

Na hora de investir, existem alguns custos que você, investidor, precisa ter. Mas quanto você precisa pagar para fazer seus investimentos? Quais são as partes negativas dessa “onda da taxa zero”? É sobre isso que vamos falar neste episódio do YUBB4 - Seu Podcast Preferencial.

Ouça:

Se preferir, ouça em outras plataformas:

- Spotify

- Deezer

- Castbox

- Google Podcast

- Apple Podcast

Links comentados no podcast:

- PDF gratuito com as taxas cobradas nas corretoras

- Abra sua conta na Clear

- Abra sua conta na Rico

- Abra sua conta na XP

- Rico zera taxa de corretagem para ações e XP reduz valor em 75% para plataforma digital

- Nubank compra Easynvest e entra no mercado de investimentos

Agora eu quero saber: o que você achou da compra da Easynvest pelo Nubank? Deixe aqui embaixo!

E também comente aqui sugestões de temas para os próximos episódios do YUBB4 =)

4 comentários1263 visualizaçõesPostado em 23/09/2020
Fabio Lacerda
28/09/2020

Bom dia! Excelente episódio, mas senti a falta sobre a forma de taxação fee based, o que acho que está mais alinhado com os objetivos do cliente, sem conflitos de interesse. O que acham de fazer um episódio sobre isso? Abraços!

Responder
Igor Ribeiro da Silva
27/09/2020

Olá Peirol e Débora, tudo bom? Episódio excelente, parabéns!!! Com relação a corretagem em etfs, sou cliente Órama e gostaria de esclarecer que a Órama cobra sim a corretagem normal para a compra de etfs, seja no lote padrão ou no fracionário. Após uma postagem do insta do Yubb, falando em corretagem zero para etfs, eu fiz uma compra e essa cobrou corretagem normalmente.

Responder
Daniela Moraes
25/09/2020

Debinha e Peirol, Arrasaram no último episódio (como sempre), senti falta do Bê, mas em nada afetou a qualidade do podcast. Tomei nota de alguns pontos para tirar dúvidas acrescentar algumas provocações: * No portal do Yubb consigo encontrar quais são as corretoras que cobram taxa de corretagem para títulos do tesouro? Onde seria? * Se entendi bem, as taxas de performance dos fundos são aplicadas somente sobre a rentabilidade alcançada acima do benchmark, certo? Essa informação me fez olhar fundos com novos olhos! Juro que até hoje eu não sabia. Eu considerava que era aplicado sobre toda a rentabilidade. A taxa administrativa é aplicada sobre a rentabilidade total, certo? * Essa onda de zerar taxa de corretagem para aplicações em ações é uma ótima para democratização da renda variável. A livre concorrência traz benefícios muito saudáveis à sociedade. Além de estimular nosso livre arbítrio. Adoro isso no capitalismo pós-moderno. E sobre esse nosso poder de escolha, segue minha dúvida: É possível fazer portabilidade das ações entre corretoras? * Um adendo: vocês comentaram que para as pessoas que possuem altos valores investidos em ações, faz sentido pagar a taxa de corretagem para ter homebroker melhor etc e tal. Mas fiquei pensativa sobre os novos aportes. Se vc faz aportes abaixo de R$490 numa mesma operação, isso já compromete (no mínimo) 1% da sua rentabilidade. Então considero a corretagem free a melhor opção para pequenos e médios investidores. * Por fim, gostei da analogia feita com o documentário "O dilema das redes sociais": "Se você não está pagando por algo significa que você é o produto. A propósito, espero que o Yubb continue não nos cobrando. Afinal, adoro ser o produto de vocês! Abraços, Dani =)

Igor Ribeiro da Silva
27/09/2020

Opa Dani, tudo bom? Com relação a corretagem de ações penso como você, 1% em 1 ano são 12%, não pode ser ignorado, por isso a avaliação da corretagem é tão importante, opero pela Clear e sigo a filosofia B&H onde os travamentos da corretora pouco influenciam no meu desempenho atual. Mas a medida que você vai sofisticando suas estratégias e aportes a corretagem pode ser interessante, por exemplo, eu uso a Órama para operações com opções, onde o exercício da opção custa 6,90, na Clear o exercício custa 0,5% da operação, na Rico custa 10,00, ou seja, o exercício abaixo dos 1.380 reais compensa na Clear, acima disso compensa na Órama. A Clear como é taxa 0 para a maioria das operações é a mais indicada para os iniciantes, a partir da sua evolução como investidor e estratégia adotada, uma podenser melhor que a outra, nada impede também de você operar em mais de uma corretora, como eu faço, já estou pensando na 3° ou 4° 😅. Isso porque ainda não me decidi se sigo com o Ivvb11, amor do Bernardo, ou parto pra Avenue me aventurar em Etfs gringos, Stocks e Reits. Um salve pro Bernardo, boas férias irmão, você merece.

Maria Isabel Saboya Chiaradia Chiaradia
26/09/2020

Pessoal do Yubb, como sempre, adorei o podcast. Acho maravilhosa a onda corretagem free, mas ainda não entendi como é que as corretoras se remuneram... Quanto à aquisição da Easyinvest pelo Nubank, ouvi uma ponderação interessante, que isso só revela o quanto o Inter, que já tem plataforma de investimento dentro, tá na frente... Dani, eu andei pesquisando melhor sobre fundos, inclusive com aula do Yubb, e daí que tem um conceito que vale a pena entender bem, que é o da linha d'água. Considera um período de seis meses. Se ocorre remuneração negativa, o gestor não recebe taxa de performance, claro. Se houver remuneração positiva, aí o performance é calculado sobre o que exceder o benchmark. Mas, no próximo período de seis meses, pelo que entendi, o performance só vai ser cobrado se o gestor exceder a última rentabilidade do período anterior, e não mais o benchmark inicial!. Me pareceu muito justo, e fiquei bem entusiasmada em investir em fundos, sobretudo pelas estratégias que eles podem fazer que a gente, sozinha, não tem chance, não consegue...

Responder
Vitalino Araújo
24/09/2020

Engraçado, comprei ações ontem em duas operações,pelo homebroker da XP e estão cobrando 18,90 de cada operação na nota de negociação. Não tinham reduzido a corretagem????

Igor Ribeiro da Silva
27/09/2020

Opa Vitalino, tudo bom? Cara isso aconteceu comigo na órama, vale a pena ver se não tem uma data para vigorar essa nova corretagem, no mais acho bacana você fazer contato com o atendimento da corretora, pode ser um erro pontual.

Responder

Olá!

Quer participar da conversa? Entre na sua conta.
Não tem uma conta? Toque aqui e crie a sua. É fácil, rápido e gratuito.