Um podcast sobre investimentos de um jeito que você nunca viu? Clique aqui para conhecer!

É melhor comprar um imóvel ou investir em fundos imobiliários?

O brasileiro adora investir em imóveis. O sonho de muita gente é ter uma coleção de casas e apartamentos para alugar e ganhar uma renda extra todos os meses. Esse é o seu sonho também? No mundo dos investimentos, existe uma solução para isso. É possível investir em imóveis com pouco dinheiro através dos fundos imobiliários (FIIs). São ativos negociados na Bolsa de Valores, assim como as ações, mas são um pouco menos voláteis. Os FIIs podem ser uma boa oportunidade para quem quer começar a investir em renda variável, mas não quer passar por tanta oscilação. Fizemos um post bem completo explicando mais: QUERO ENTENDER COMO FUNCIONA UM FII Mas, como escolher um fundo imobiliário? Existem alguns fatores que você precisa analisar. Esse vídeo pode te ajudar:
E você? Ainda tem o sonho de ter vários imóveis e viver com a renda dos aluguéis? Ou prefere fugir da burocracia e apenas comprar cotas de fundos imobiliários? Vamos discutir aqui embaixo? Ps: o Yubb é #TeamFII ;)
18 comentários850 visualizaçõesPostado em 02/12/2019
Fabiana Oli !
02/12/2019

Melhor investir em fundos imobiliários, certamente.

Responder
Dudu Rec_Pe
02/12/2019

Sem nenhuma dúvida, é melhor investir em fundos imobiliários.

Responder
Carlos Santana
02/12/2019

Certamente melhor investir em Fiis

Responder
Dudu Rec_Pe
02/12/2019

Kd o pai desse Fórum? @curiosidades

Responder
Marcos Vinicius
02/12/2019

Minha opinião é melhor investir em FIIs, mais liquidez, isenção de IR nos rendimentos, é possível vender somente uma parte "imóvel não se vende somente um quarto kk" , valor mais acessível que um imóvel , mais fácil de diversificar alem de ter um profissional por traz do fundo, agora se você tiver um valor muito alto de patrimônio acho sim que imóvel físico tem seu valor, é uma forma a mais de diversificar o tipo de investimento.

Responder
Marcos Vinicius
02/12/2019

Opa tamos junto @Dudu Rec_Pe rsrsrs

Responder
Danniel Alves
02/12/2019

Os FIIS levam vantagem sobre os imóveis devido a praticidade. O acionista pode periodicamente fazer novos aportes (aquisições) de cotas de forma fracionada, investindo pouco. Com os dividendos (ganhos) ele pode reinvestir em novas cotas e em curto/médio prazo ter um aumento significativo em seu capital. Enquanto que para se comprar um imóvel é necessário ter (na maioria dos casos) uma grande soma, o que se torna inviável para a maioria da população brasileira. Além do que é necessário o pagamento de uma tributação pesada.

Responder
Marcos Vinicius
02/12/2019

@Danniel Alves Concordo com você os FIIs são muito mais acessíveis que comprar um imóvel , tributação muito mais branda

Responder
Wagner Lima
02/12/2019

Qual é a cota minima que posso comprar de um fundo ? E

Responder
Marcos Vinicius
02/12/2019

@Wagner Lima Você pode comprar a partir de 1 cota.

Responder
Wagner Lima
02/12/2019

Acredito também ser mais viável os FIIs do que imóvel físico, pois além de você ter que ter um grande valor em dinheiro em mãos para comprar um imóvel, ainda tem as taxas do imóvel (ITBI) e as taxas do cartório, sem falar também no imposto que você tem que pagar imposto alto com a valorização do imóvel quando for vender. Outro problema do imóvel físico é quando o você perde o locatário e o imóvel fica vazio e vc tem que ficar pagando o condomínio e IPTU. Outro problema é quando você tem uma excelente oportunidade de vender o imóvel e o inquilino não quer sair, esperando terminar o contrato ou sair somente com mandado judicial !

Responder
Ricardo Wirzberger
03/12/2019

É quase que ter um imóvel alugado sem se preocupar com inquilino e com muito mais liquidez!

Responder
Peirol Gomes
05/12/2019

Gostei muito do que comentaram aqui pessoal! Eu concordo muito com o Marcos, com o Daniel e com Wagner, investir em FII é algo muito bom porque permite que você invista um pequeno valor. Para comprar um imóvel, você precisa juntar o dinheiro por muito tempo até que um dia você tem dinheiro suficiente para comprar. O que eu mais gosto de Fundos imobiliários é que eu não preciso me preocupar com a gestão. Sei que tem um pessoa que é responsável por isso para mim. Caso eu comprasse algo para alugar, eu teria essa preocupação todos os meses. Uma dúvida agora para todos vocês.---------------------------------- Alguém aqui tem algum imóvel? Se sim, você mora nele? Ou é para aluguel?---------------------------------- Lembrando que não existe certo ou errado. Apenas quero conhecer vocês melhor.

Responder
Débora Duarte
06/12/2019

Oi, pessoal! Que legal que agora temos um espaço para conversar! Estou adorando isso =) Respondendo a pergunta do Peirol, eu não tenho imóvel e nem pretendo ter. Gosto muito dos FIIs justamente pelos motivos que vocês disseram: possibilidade de investir com pouco dinheiro e fugir da "burocracia" de ter um imóvel em meu nome. Uma curiosidade: quando caem os dividendos mensais dos FIIs, vocês reinvestem ou resgatam o dinheiro?

Responder
Marcos Vinicius
09/12/2019

Respondendo a pergunta do Peirol não tenho imóvel , prefiro fundos imobiliários no momento, outra que estou no inicio dessa nova carreira que pretendo atua, como ainda não tive a primeira oportunidade e não sei onde vai ser sem imóvel fica mais fácil para que eu possa me locomover ou até mudar caso seja necessário, tenho interesse em ter imóvel porem quando tiver um capital muito alto e já estiver bem diversificado.

Responder
roberto pivetta
14/01/2020

Creio que o que importa é comprar valor. Sou um pouco da filosofia bastter. Os dois ativos agregam valor no seu portfólio. Com certeza, os FIIS são melhores no sentido de ter mais liquidez se precisar se desfazer e menos burocrático do que a venda de um apartamento. Além disso, tem outras vantagens. No meu ponto de vista, só compre um imóvel se vc tem capital para fazer o investimento e manter o seu investimento.

Responder
yuri lucio
04/02/2020

Pessoal, eu não possuo um imóvel, moro de aluguel. Na opinião de vocês o que seria melhor, investir em fiis e crowfound tipo urbe.me durante 20 anos e comprar um imóvel depois (vivendo nesse tempo de aluguel) ou comprar um terreno barato e esperar valorizar?

Responder
Paulo Fernando
16/03/2020

Com certeza os FIIs levam a melhor nessa, agora só falta ter a categoria de FII aqui no site da YUBB né pessoal...KKKKKKKKKK...

Responder

Olá!

Quer participar da conversa? Entre na sua conta.
Não tem uma conta? Toque aqui e crie a sua. É fácil, rápido e gratuito.